10 Itens importantes para SEO on-page

8 minutos para leitura

Itens importantes de SEO on-page

Toda estratégia de SEO está focada em classificar o melhor possível um site nas buscas. Para fazer isso, todos tentamos desvendar os segredos do algoritmo do Google. É basicamente disso que trata o SEO. Os fatores no algoritmo do Google podem ser divididos em duas categorias, que determinarão a classificação do seu site: fatores on-page e fatores off-page. Neste artigo trarei 10 itens importantes do SEO on-page.

O que é SEO on-page?

Fatores de SEO on-page estão ligados aos elementos do seu site. Dentre os fatores on-page de SEO podemos destacar qualidade do código, conteúdo, layout, usabilidade, imagens, marcação de dados estruturados, etc.

Os fatores de SEO on-page são os elementos que você tem mais controle dentro de uma estratégia de SEO. Você pode controlar os aspectos técnicos e de conteúdo do seu site, certo? Se você criar um site incrível, ele definitivamente começará a ser melhor classificado. O foco no SEO on-page também aumentará a probabilidade de sua estratégia de SEO off-page ser bem-sucedida. A construção de links com um site ruim é uma tarefa muito difícil. Ninguém deseja criar um link para artigos mal escritos ou chatos.

Aqui vai uma lista com 10 itens importantes de SEO on-page que você deve prestar atenção:

E-A-T (Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness)

Expertise, autoridade e confiabilidade. Este conceito faz parte das diretrizes do Google e é provavelmente um fator de ranqueamento relevante dentro do algoritmo do Google.

Em resumo é o seguinte: produza bons conteúdos. O Google sempre valorizou conteúdos relevantes e hoje em dia está fazendo isso mais do que nunca.

Há uma clara relação entre E-A-T e boas posições nas buscas. Mostre conhecimento, seja relevante e confiável e seu site muito provavelmente receberá pontos neste quesito. Simplesmente produzir conteúdo não serve. Lembre-se de que você está escrevendo conteúdo para pessoas e portanto, esse conteúdo deve ser de alta qualidade, substancial e relevante.

Leia também: “O guia definitivo para SEO de conteúdo

Tag Title

A tag title é uma tag HTML que existe na head de cada página do seu site. Ela oferece uma primeira visão sobre o que é abordado na sua página.

Ela é destacada nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (normalmente usadas como o link clicável) e na janela do navegador. A tag title, por si só, tem pouco impacto nas classificações orgânicas e por isso muitas vezes é ignorada. Não obstante, uma tag title ausente, duplicada ou mal escrita pode impactar negativamente seus resultados de SEO. Tenha certeza de otimizar este valioso elemento em suas páginas.

Meta Description

Junto com a tag title é possivelmente um dos fatores mais antigos de SEO on-page. A meta description é uma meta tag que oferece uma descrição sobre o que a página está abordando. Geralmente a meta description é exibida nas SERPs abaixo da tag title.

Embora o Google afirme que a meta description não ajuda no ranqueamento de páginas há claras evidências das suas contribuições indiretas para tal:

  • aumento das taxas de clique por exibição nas buscas (CTR);
  • melhora a percepção de qualidade do resultado;
  • melhora a percepção do que seu site tem a oferecer como um todo.

Leia também: “Como criar a meta description certa

Headlines (as manchetes)

Quer que seu site performe bem nas buscas? Escreva títulos atraentes e que instiguem os visitantes a visitar seu site.

Achar um título para um artigo ou notícia pode parecer fácil mas um grande título pode ser a diferença entre um clique e uma impressão. Novamente o fator CTR presente. Por isso, escreva títulos de forma estratégica.

Suas chamadas devem despertar o interesse do leitor e se destacar nos resultados das buscas. Devem instigar o usuário a clicar e continuar a ler seus conteúdos.

Headings

As headings são elementos HTML (h1-h6) usadas para identificar e diferenciar títulos e subtítulos do restante do seu conteúdo.

Estas header tags, como também podem ser chamadas, já tiveram maior relevância no passado mas continuam servindo para otimização de um site especialmente para a experiência do usuário.

Elas permitem que o conteúdo seja rapidamente escaneado pelo visitante tornando a leitura muito mais prazerosa. Além disso, elas oferecem contexto acerca do que é abordado no seu conteúdo.

Leia também: “Headings e SEO

Otimização de imagens

Adicionar imagens ao seu conteúdo é uma forma de torná-lo muito mais apelativo e agradável. Contudo, nem todas as imagens são iguais ou oferecem o mesmo benefício. Algumas imagens podem comprometer a performance do site e penalizá-lo nas buscas.

Otimizar imagens trará benefícios consideráveis de SEO para o seu site. Alguns destes benefícios são:

  • melhoram a experiência do usuário;
  • aceleram o tempo de carregamento das páginas;
  • aparecem na busca de imagens do Google.

As imagens não devem ser apenas um elemento decorativo, sem função. Elas devem ressaltar o conteúdo e para isso lembre-se de usar títulos descritivos e a tag alt.

User eXperience

Os usuários precisam entender facilmente seu site.

Eles devem ser capazes de encontrar o que querem num piscar de olhos. Eles devem saber onde clicar e como navegar pelo seu site. E deve ser rápido! Um site lindamente projetado é legal, mas você deve definitivamente ter como prioridade criar um site fácil de usar!

Engajar usuários é um dos maiores desafios de um site. Para aumentar o envolvimento do usuário, concentre-se em aspectos como velocidade do site, experiência do usuário, otimização de conteúdo, entre outros.

Marcação de dados estruturados

Dados estruturados são os dados adicionados ao seu site para facilitar a compreensão dos mecanismos de pesquisa. Os principais mecanismos de pesquisa, Google, Bing, Yandex e Yahoo, desenvolveram coletivamente um vocabulário (Schema.org) para alcançar um idioma compartilhado que lhes permite obter uma melhor compreensão dos sites.

Se você utilizar dados estruturados para marcar produtos, análises, eventos ou receitas, os mecanismos de pesquisa como o Google podem coletar esses dados e apresentá-los de maneira aprimorada. Se você deseja resultados avançados, como snippets, resultados interativos para dispositivos móveis, ações ativadas por voz ou uma listagem no gráfico de conhecimento, precisa marcar suas páginas com dados estruturados.

Se implementados corretamente, os mecanismos de pesquisa podem usar os dados estruturados aplicados para entender melhor o conteúdo da sua página. Como resultado, seu site pode ser apresentado melhor nos resultados de pesquisa, por exemplo, na forma de resultados avançados, como rich snippets ou rich cards.

É importante destacar que os snippets de destaque possuem uma taxa de cliques na busca orgânica muito maior que a exibição padrão. Sendo assim, almeje sempre estes snippets através do uso de dados estruturados.

Estrutura do site

Tão importante quanto escrever conteúdos relevantes é organizá-los de maneira que o usuário possa encontrar o que procura com facilidade.

Verdadeiro ou falso? Quanto mais páginas você tiver para determinada palavra-chave, maiores serão as chances de você ranquear para esta palavra-chave.

Falso!

A segmentação de um termo específico em várias páginas pode causar o que chamamos de “canibalização de palavras-chave”, que tem algumas conseqüências potencialmente desastrosas para o seu SEO.

Quando você tem várias páginas classificadas para a mesma palavra-chave, na verdade está competindo consigo mesmo. É importante identificar se a canibalização de palavras-chave existe no seu site e resolvê-la imediatamente.

Velocidade do site

Possivelmente o fator de ranqueamento mais explícito e de maior concordância entre os SEOs do mundo todo. Cada vez mais, sites com baixa performance estão sendo penalizados com decréscimo nos seus posicionamentos nas buscas.

Um site lento pode prejudicar toda a experiência de navegação do visitante e consequentemente afetar seu engajamento com o mesmo. Percebam que este fator tem relação direta com outros fatores de SEO on-page, especialmente a experiência do usuário.

Se você quer posicionar melhor o seu negócio nos mecanismos de busca, entre em contato e conversaremos tanto sobre a otimização on-page como a otimização off-page do seu site.

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO

Search Engine Optimization

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeito sua privacidade. Leia a política de privacidade para saber como lido com suas informações pessoais.

Menu