SEO de conteúdo: otimização de conteúdo para as buscas

16 minutos para leitura

Guia definitivo para SEO de conteúdo

Conteúdo é fundamental em qualquer estratégia de SEO. Sem conteúdo, é impossível para o seu site ranquear nos mecanismos de busca. Portanto, é crucial escrever e estruturar conteúdo de qualidade! Este guia cobre as áreas mais importantes do SEO de Conteúdo.

O quê é SEO de conteúdo?

SEO de conteúdo inclui tudo que envolve escrita e estruturação de conteúdo no seu site. Existem três grandes elementos que você precisa levar em consideração para produzir conteúdos que farão seu site ranquear bem: estratégia de palavras-chave, estrutura do site e copywriting.

SEO de conteúdo é importante porque os buscadores “leem seu site”. As palavras que você usar determinarão se o seu site vai ou não ranquear bem nas páginas de resultado. É evidente que seu site precisa ter um bom design, uma interface agradável ao usuário e também todos os aspectos técnicos que fazem um site ranquear no Google devem estar cobertos. Sem conteúdo de qualidade, seu site não terá chances de se destacar nos buscadores.

Leia também: “SEO para redatores – a figura do “redator completo”

Pesquisa de palavras-chave

Pesquisa de palavras-chave

O quê é pesquisa de palavras-chave?

Pesquisa de palavras-chave é o processo pelo qual você irá criar uma lista de palavras para as quais deseja ranquear. Toda estratégia de SEO de conteúdo deve começar com uma pesquisa de palavras-chave. Você precisa saber o que sua audiência está procurando para poder gerar tráfego. Essa pesquisa ajudará a descobrir os termos que você deve mirar para ranquear.

Pesquisa de palavras-chave em três passos:

  1. Transcreva a missão do seu negócio;
  2. Faça uma lista de todas as palavras-chave que você quer ranquear;
  3. Crie páginas (conteúdo) para todas estas palavras-chave.

Se você fizer sua pesquisa de palavras corretamente, terá uma visão geral dos termos que as pessoas usam e para as quais você quer que o seu site seja encontrado. Esta visão geral servirá de guia para produção de conteúdo.

Por que a pesquisa de palavras-chave é tão importante para o SEO de conteúdo?

Uma pesquisa adequada de palavras-chave mostrará claramente que termos sua audiência utiliza para a busca. Em minhas consultorias, frequentemente encontro clientes que usam palavras específicas quando falam sobre seus produtos, enquanto seus clientes utilizam palavras totalmente diferentes para encontrá-los. Otimizar o conteúdo para palavras que as pessoas não utilizam não faz sentido.

Termos utilizados na pesquisa de palavras-chave

Palavras-chave e frases-chave

Usamos a palavra “palavra-chave” o tempo todo, mas não necessariamente significa que precisa ser apenas uma palavra. “WordPress SEO” é uma palavra-chave, assim como “Web Analytics”. Portanto você pode ter palavras-chave compostas por mais de uma palavra!

A cauda longa das palavras-chave

Quanto mais longo (e mais específico) for um termo, mais fácil (ou menos difícil) será para ranquear para este termo. Palavras-chave que são mais específicas (e normalmente mais longas) são comumente referenciadas como palavras-chave de cauda longa. Palavras-chave de cauda longa são mais específicas e focam em um nicho.

Quantas palavras-chave?

É difícil dar um número exato de palavras-chave que você deve focar. Mas uma dica é simples: você precisa de tantas quantas puder produzir conteúdo a respeito. Mas não exagere, mais de 1.000 palavras-chave provavelmente já é um pouco demais!

Mesmo que você tenha um negócio razoavelmente pequeno, você provavelmente acabará sua pesquisa com uma ou duas centenas de palavras-chave. Você não precisa sair criando páginas para todas imediatamente. A grande vantagem de utilizar um Content Management System (CMS) como o WordPress é que você pode adicionar conteúdo gradativamente. Pense em quais palavras-chave você gostaria de ranquear imediatamente e quais são aquelas que não são tão importantes neste momento. Estabeleça prioridades e planeje a criação do seu conteúdo.

Genérica ou cauda longa?

Classificar suas palavras-chave é essencial. Algumas palavras são muito comuns e competitivas (genéricas), enquanto outras são de cauda longa. Decida quais são críticas, de alto nível de importância – aquelas que geram tráfego suficiente para o seu site e estão alinhadas com o seu negócio. Você provavelmente terá poucas dessas palavras, o resto delas serão mais longas.

Focar o conteúdo em palavras genéricas deve ser feito em páginas de nível mais alto do seu site (home e categorias de produtos por exemplo). Foque nos conteúdos de cauda longa conforme vai adentrando na estrutura do site.

Ferramentas que você pode usar

Existem muitas ferramentas disponíveis que o ajudarão com sua pesquisa de palavras-chave. Algumas delas são: Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords, Yoast Suggest, Google Trends e o Ubbersuggest.

Novas ferramentas como o AlsoAsked e o Answer the Public também trazem boas ideias.

Adaptando sua estratégia de palavras-chave

Sua estratégia de palavras-chave não é estática. Ela deve evoluir e acompanhar sua empresa e seu site. Ela deve evoluir e crescer com você. Se não for assim, você está fazendo isso errado.

Você deve estar a frente das mudanças no seu negócio e adaptar sua estratégia simultaneamente. Se sua loja virtual começar a vender novos produtos, adicione palavras a sua lista. Se você está buscando novos mercados, é vital que suas palavras-chave estejam alinhadas a estes mercados.

Existem várias estratégias para se adotar. Uma delas é começar a tentar ranquear para palavras de cauda longa e depois almejar palavras mais genéricas, mas você também pode começar das genéricas e mirar nas de cauda longa. Você pode fazer um zoom na busca de novos nichos, mudando sua abordagem, adicionando mais conteúdo, ou fazendo os dois simultaneamente.

Estrutura do site

Estrutura de um site
Estrutura de site ideal. No topo temos a página inicial, logo abaixo as principais seções ou categorias, possivelmente seguidas por subcategorias. Na base teremos as postagens e páginas individuais.

O segundo aspecto importante do SEO de conteúdo é a estrutura do seu site. Primeiro vou explicar porque a estrutura de um site é crítica, depois vou mostrar como seria a estrutura ideal de um site. Também vou dar dicas de como (rapidamente) melhorar a estrutura do seu site sem ter de reestruturá-lo completamente.

Por quê a estrutura do site é importante para o SEO de conteúdo?

Existem duas razões principais porque a estrutura é importante como um fator de ranqueamento:

Uma boa estrutura ajuda o Google a “entender” o seu site

A forma como seu site é estruturado fornece ao Google pistas sobre como localizar os conteúdos mais importantes. A estrutura do site ajuda o buscador a entender sobre o que trata o seu site e como localizar um índice de conteúdo relevante para seus objetivos. Uma boa estrutura de site levará seu site a um ranqueamento melhor no Google.

Criando esta estrutura, você pode usar conteúdos existentes que já atraíram links de terceiros para ajudar outras páginas a ranquear tão bem quanto. Num site comercial, isso significa que você pode usar conteúdo de qualidade que você escreveu para impulsionar o ranking nos mecanismos de busca das suas páginas de vendas também.

2. Uma boa estrutura garantirá que você não estará competindo com seu próprio conteúdo

No seu site, você provavelmente possui diversos artigos sobre tópicos semelhantes. No meu, por exemplo, escrevo sobre SEO. Se escrevo oito artigos sobre SEO, o Google pode não saber qual destes é o mais importante. Se não clarear isso com uma estrutura adequada, estarei competindo contra eu mesmo pelo melhor posicionamento no Google. Então, resolvendo problemas como este através de uma boa estrutura de linkagem interna melhoramos nosso ranqueamento de uma forma geral.

Leia também: “Conteúdo antigo no site, atualizar ou apagar?

A estrutura de site ideal

O ideal, é que você estruture seu site como uma pirâmide. No topo da pirâmide está sua página inicial e nela existem links para outras páginas (como categorias por exemplo). Estas páginas, por sua vez, linkam para outras páginas.

Numa estratégia eficaz de SEO de conteúdo, sua estratégia de palavras-chave e a forma como seu site é estruturado devem trabalhar juntos. Numa estratégia de palavras-chave adequada, você terá pensado em palavras-chave comuns e competitivas, bem como em termos de pesquisa de nicho mais longos.

Você deverá ter feito uma dicotomia similar na estrutura. Páginas focando em termos mais comuns devem aparecer no alto da pirâmide, enquanto páginas otimizadas para palavras de cauda longa devem aparecer na base da pirâmide. Estas páginas de cauda longa na base da pirâmide devem linkar corretamente às páginas no topo da pirâmide.

Leia também: “Menos conteúdo = mais conversão

Dicas práticas de como melhorar a estrutura do seu site

Se você leva SEO de conteúdo a sério, é bem provável que já tenha um site no ar. Neste caso pode ser um pouco tarde para montar a estrutura do seu site no formato ideal de pirâmide. Sem desespero! Há várias outras maneiras de melhorar a estrutura do seu site e o seu SEO de conteúdo.

Defina seu conteúdo âncora

Você deve focar seus esforços no seu conteúdo âncora. Estes serão os artigos que você tem mais orgulho, que estão alinhados com a missão do site. Este guia por exemplo, é um desses tipos de conteúdo. Você vai querer ranquear para estes conteúdos o máximo que puder. Se você ainda não decidiu quais dos seus artigos são mais importantes, comece a pensar sobre isso já. Faça destes os melhores artigos dentro do seu site.

Da cauda longa para o principal

Uma vez definido seu conteúdo âncora, faça a devida linkagem de todos os seus artigos “cauda longa” para os conteúdos âncora. Desta forma o Goole vai entender quais são os artigos que devem ter maior ranqueamento.

Use tags (mas não muitas)

O seu site também se beneficiará se você utilizar tags. Tags e taxonomias em geral darão ao seu site estrutura – ou na pior das hipóteses, o Google o entenderá melhor. Elas agrupam seus artigos por tópicos semelhantes. Não exagere. Algumas pessoas possuem mais tags que artigos publicados. Usar muitas tags pode levar a confusão e a uma estrutura de site ruim.

Evite conteúdo duplicado

O mesmo conteúdo pode aparecer em diferente áreas do seu site. Como leitor, você não se importa, você terá o conteúdo pelo qual estava procurando. Mas o buscador terá de escolher algo para mostrar nos resultados das buscas, uma vez que não irá mostrar o mesmo conteúdo duas vezes.

Além do mais, quando outros site linkam para seus produtos, as chances são que alguns linkem para a primeira URL, enquanto outros linkem para a segunda URL. Mas se todos estes links fossem para apenas uma URL, as chances de ranquear entre os top 10 para a palavra-chave relevante serão muito maiores. Canonicidade é a solução para conteúdo duplicado.

Remova conteúdo antigo

Tratar conteúdo antigo é algo delicado. Há muito apego a estes conteúdos, mesmo que não estejam performando bem.

Via de regra, se o conteúdo de uma página está desatualizado, remova-a! Contudo, pode ser que você tenha links valiosos apontando para esta página. Você fará questão de continuar se beneficiando destes links, mesmo que a página não exista mais, neste caso você deve redirecionar a URL.

Preferencialmente, você redirecionará sua antiga URL para a nova página ou produto que substitui a antiga página ou conteúdo similar (caso não haja substituto). Esta página pode ser uma categoria de produto ou em último caso sua página inicial. Desta forma o conteúdo antigo não irá interferir mais na estrutura do site.

Lide com conteúdo órfão

O termo “conteúdo órfão” se refere a artigos que não possuem links de outros de seus posts. Por causa disso, estes artigos são difíceis de serem encontrados, tanto pelo Google como pelos usuários do site. O Google pode considerar este tipo de conteúdo menos importante.

Se um artigo é importante para você, mostre isso ao Google (e aos visitantes) linkando para este artigo a partir de conteúdos relacionados.

Leia também: “6 erros de estrutura de um site e como evitá-los

Copywriting

SEO copywriting

O terceiro e último aspecto de uma estratégia de sucesso para SEO de conteúdo é copywriting. Você deve escrever artigos que sejam atrativos para leitura e que façam sua audiência permanecer no seu site. Ao mesmo tempo, você deve fazer seu conteúdo atrativo ao Google. Algumas pessoas vão longe demais e otimizam o conteúdo demasiadamente para o buscador  tornando-o terrível para leitura. Sugiro otimizar seu texto para a busca sem afetar a originalidade da sua ideia e a leiturabilidade do seu conteúdo.

Copywriting começa com uma ideia original

O primeiro requisito para um copywriting de qualidade é escrever conteúdo original. Seu post ou artigo deve ser fresco, novo e original. Ele deve ser diferente de todos os outros posts e artigos que já existem na internet. Deve ser conteúdo que as pessoas queiram ler.

Se você fez sua pesquisa de palavras-chave de forma correta, você terminou com uma lista de palavas para as quais deseja ranquear. Esta lista é o seu guia. Uma palavra-chave não é ainda um tópico. Você deve se certificar em trazer ideias originais para o seu post – uma ideia onde a palavra-chave pretendida tenha seu lugar de destaque.

Conteúdo original não significa necessariamente novo conteúdo. Claro, se sua história é completamente nova, significa que será original. Entretanto, dar sua opinião (profissional) sobre algum tópico em particular conta como conteúdo original. Seu ponto de vista sobre um assunto fará seu conteúdo único e original.

Pense na sua audiência

Se você quer escrever conteúdos originais, você deve pensar na sua audiência e em como ela é. Pergunte-se:

  • O quê você quer falar para sua audiência?
  • Qual será a mensagem principal do artigo?
  • Qual é o propósito do artigo?
  • O quê você quer que sua audiência faça depois de ter lido seu artigo? (Você quer que eles se engajem, comentem, comprem algo, leiam mais artigos?)

Pensar sobre estas questões ajudará a surgir uma ideia original para um conteúdo.

Design de conteúdo

O design de conteúdo é um processo que ajuda a produzir conteúdo com base nas necessidades reais do usuário. Ele não ajuda apenas a descobrir o que o usuário deseja, mas se concentra mais no que o usuário realmente precisa. Pensar no seu conteúdo dessa maneira ajudará o usuário a obtê-lo quando necessário.

O design de conteúdo não é apenas uma técnica para ajudá-lo a produzir um conteúdo melhor, é uma nova maneira de pensar sobre o conteúdo.

O copywriting requer conteúdo de fácil leitura

Um requisito para escrever conteúdo de alta qualidade é escrever conteúdos que sejam de fácil leitura. Leiturabilidade é importante tanto para sua audiência como para o Google. Afinal, não são apenas pessoas que leem seus artigos, o Google também o faz.

Conteúdo, contexto e intenção de busca

À medida que o Google está ficando mais inteligente, ele começa a entender melhor o conteúdo dos sites. Ele não apenas verifica se uma palavra-chave aparece um certo número de vezes em uma página. Ele também leva em consideração o contexto dessas palavras-chave, termos e frases que as acompanham, palavras relacionadas e sinônimos.

Além disso, o Google cada vez mais consegue entender melhor as consultas dos usuários e tenta determinar qual é a intenção de pesquisa do usuário. Ele está procurando um produto ou apenas informações? Quais páginas se encaixam melhor nessa intenção?

Você deve se concentrar em mais do que apenas usar sua palavra-chave com bastante frequência (por favor, não faça isso). Você também deve pensar nas palavras que usa ao seu redor: elas deixam claro qual tópico você está discutindo? E você tem o objetivo em mente do conteúdo que está criando? Ele apenas fornece informações ou você está tentando vender algo?E isso está alinhado com o que seus usuários estão procurando?

Conteúdo deve ser (também) otimizado para os mecanismos de busca

O último requisito para escrever conteúdo de alta qualidade é garantir que seja otimizado para os mecanismos de busca. Você quer que seu conteúdo seja encontrado facilmente. Encontrabilidade tem a ver com aumentar a probabilidade do Google selecionar seu conteúdo no resultado de uma busca. É importante que você foque neste último passo após você escrever um conteúdo original.

Conclusão sobre SEO de conteúdo

SEO de conteúdo é uma grande parte do SEO. Ele engloba todos os aspectos de escrita e estruturação de conteúdo no seu site. SEO de conteúdo é essencial. O Google lê e escaneia o texto do seu site. O algoritmo do Google decide o ranqueamento do seu site baseando-se no conteúdo que você publica.

Como dizem: “conteúdo é rei”. Escreva conteúdos incríveis, focado nas palavras-chave certas e seu site deve estar estruturado de forma que o Google possa entendê-lo. Dá bastante trabalho, mas vale a pena a longo prazo.

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO”

Inscreva-se

Artigos gratuitos sobre estratégia, SEO, analytics e WordPress diretamente no seu e-mail.

Sobre o autor

Leia também
Home » Search Engine Optimization » SEO de conteúdo: otimização de conteúdo para as buscas
Menu