O que são sessões no Google Analytics?

6 minutos para leitura

O que são sessões no Google Analytics?

Há 10 anos tive meu primeiro contato com o Google Analytics. Lembro de me sentir maravilhado com tantas informações disponíveis e saí clicando em todas as abas disponíveis. Fiquei tão eufórico que nem me dei conta dos muitos termos que me foram apresentados: sessões, usuários, pageviews, bounce rate e por aí vai. Na ocasião não pensei sobre o que esses termos realmente significam. E isso é muito importante! Sem saber qual é a definição do termo no Google Analytics, você pode tirar conclusões erradas. Neste post discutirei um termo importante no Google Analytics: a sessão.

O que são sessões no Google Analytics

O que você acha que significa uma sessão? Para mim, uma sessão é algo que acontece em um determinado espaço de tempo. Veja se a sua definição de sessão é igual a definição de sessão do GA:

A sessão é um grupo de interações de usuários com o seu website que ocorrem em um determinado período.

Legal, até aqui minha definição bate com a definição de sessão do Google e isso me ajuda a entender o que estou vendo no GA.

Vou esmiuçar um pouco mais. Se um visitante ou usuário entrar no seu site, uma sessão será iniciada. O Google Analytics registra e coleta dados desde o início. Nessa sessão, um usuário pode fazer muitas coisas no seu site, como por exemplo, exibir páginas, comprar produtos, preencher formulários e assim por diante.

Quando uma sessão termina?

Observando a definição, vemos que uma sessão tem um determinado período de tempo. Isso implica que ela pode terminar após um determinado período e que você pode ajustar quando a sessão deve terminar. Uma sessão pode terminar devido a um dos três motivos abaixo:

  • Depois de 30 minutos de inatividade;
  • À meia-noite;
  • Quando a origem da campanha do usuário é alterada.

Depois de 30 minutos de inatividade

Por padrão uma sessão termina após 30 minutos de inatividade. Por exemplo, se um usuário visitar o site site, ler um artigo e não realizar nenhuma ação por 30 minutos a sessão termina. Por outro lado, se ele realizar alguma ação aos 29 minutos, como clicar em algum link, a sessão é estendida por outros 30 minutos. Então, basicamente a cada interação a sessão é estendida por mais 30 minutos.

Há casos no entanto que 30 minutos podem não ser suficientes. Artigos muito longos que demandem mais de 30 minutos para leitura ou vídeos (ou ainda aulas) que sejam maiores que esse tempo podem requerer que se faça um ajuste nas configurações do tempo de duração de uma sessão. Felizmente você pode ajustar a duração da sessão no GA.

Tempo para ajustar a duração de uma sessão no GA: 1 minuto.

Como ajustar a duração de uma sessão no Google Analytics

  1. Acesse a área administrativa da sua conta do Google Analytics

    No nível da propriedade, acesse a opção “Tracking Info” > “Session Settings”

    Ajuste da duração da sessão no Google Analytics

  2. Informe o tempo desejado de duração da sessão

    Informe de 1 minuto até 4 horas. Em seguida salve a alteração.

Se você quiser ter uma ideia de quanto tempo dura uma sessão média no seu site, vá para a guia “Audience”, clique em “Overview” e verá um resumo com algumas estatísticas entre elas a duração média de uma sessão:

Duração média de uma sessão no Google Analytics
Duração média das sessões no Google Analytics

Embora seja possível alterar esta configuração em 99% dos casos é melhor deixar a configuração padrão (30 minutos).

À meia-noite

A segunda razão pela qual uma sessão pode terminar é simplesmente porque um novo dia está começando. Se um usuário estiver no seu site e ler uma postagem às 23:58, por exemplo, essa sessão será encerrada às 23:59:59 e uma nova sessão começará às 0:00.

Quando a origem da campanha é alterada

Os usuários chegam ao seu site por diferentes fontes, como Google, Facebook ou e-mail. Às vezes, eles chegam ao seu site seguindo um link de campanha específico, por exemplo, se você estiver executando uma campanha do Google Ads ou tiver adicionado um parâmetro utm_campaign a um URL na sua newsletter. Digamos que um visitante chegue ao seu site com uma determinada palavra-chave paga do Ads e o Google Analytics armazena essa campanha em seus dados. Mas se o mesmo usuário acessar seu site por meio de uma campanha diferente, a primeira sessão será encerrada e uma nova sessão será iniciada.

Leia também: “Dimensões e métricas no Google Analytics”

Já sei o que é uma sessão no GA. E agora?

Saber quantas sessões você teve não é interessante por si só. Fica interessante quando você o compara com alguma coisa. Por exemplo, se você comparar as sessões do mês passado com o mês anterior. O número de sessões aumentou ou diminuiu? E se você vê um pico nas sessões, sabe o que causou esse pico? Você também pode comparar fontes, qual fonte leva a maioria das sessões ao seu site? E quantas páginas por sessão cada fonte possui? Qual é a sua melhor fonte de tráfego quando se trata de sessões? Você pode fazer muitas perguntas. Uma dica: faça a pergunta primeiro. Só depois abra o Google Analytics e tente encontrar a resposta.

Concluindo

Se você deseja analisar seus dados do Google Analytics, precisa entender exatamente o que as variáveis dessa ferramenta significam. Uma sessão é um grupo de ações de um usuário em um determinado período de tempo. Inicia quando um usuário entra no site e termina após um certo período de inatividade, à meia-noite ou após uma mudança de campanha. Você também pode ajustar a duração da sessão do GA se for necessário.

Dê uma olhada nas suas sessões! Você vê algo interessante?

Continue lendo: “Dimensões e métrica no Google Analytics”

Analytics

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeito sua privacidade. Leia a política de privacidade para saber como lido com suas informações pessoais.

Menu