O que são pageviews no Google Analytics?

6 minutos para leitura

Pageviews no Google Analytics

Navegando pela seção de “comportamento” do Google Analytics você encontrará a métrica “pageviews” como principal métrica em grande parte dos relatórios. Muitos negócios ainda consideram esta a principal métrica a ser observada em seus sites. Mas será que isso é verdade? O que é uma visualização de página no Google Analytics? Vejamos!

O que são pageviews no Google Analytics?

O Google Analytics possui um recurso muito útil, que explica o que é uma determinada métrica ou dimensão quando você passa o mouse sobre o ícone de interrogação. De acordo com o Google Analytics, a definição de pageviews é:

Definição de pageviews no GA
Definição de pageviews no Google Analytics

Pageviews é o número total de páginas visualizadas. As visualizações repetidas de uma única página são contadas.

De acordo com o site de suporte do Google Analytics do Google, uma exibição de página é:

Uma instância de uma página sendo carregada (ou recarregada) por um navegador. Exibição de página é uma métrica definida como o número total de páginas exibidas.

Suponhamos agora que você tenha uma página em seu site sobre seu principal produto: as exibições de página mostrarão o número de vezes que essa página é visualizada em um determinado período. A métrica “pageviews” em si não diz nada sobre quantos visitantes viram a página ou quantas vezes a página foi visualizada por sessão. É apenas o número total de visualizações por página. Isso significa que um visitante pode ser responsável por muitas visualizações e que uma página pode ser visualizada várias vezes por sessão.

Combinando pageviews com outras métricas

O volume de pageviews pode fornecer uma indicação do quão popular é uma página. Contudo, nem sempre ter um alto número de visualizações de página significa necessariamente que a página é popular. É bom que você tenha muitas visualizações de página por visita? Isso significa que as pessoas gostam de ler muitas páginas no seu site? Ou significa que eles não conseguem encontrar o que estão procurando? Um bom analista de dados sempre critica seus dados. Uma única métrica não diz muito; é o contexto que fornece as informações que você pode usar.

Você pode se perguntar: “Por que não vejo “sessões“, “pageviews” e “usuários” em uma única tabela no Google Analytics?” Há uma razão pela qual o Google Analytics não permite que você veja pageviews em combinação com sessões e usuários por padrão. Isso tem relação com a maneira como o Google Analytics coleta seus dados. Os dados do Google Analytics são organizados com base em escopos. No GA as informações são organizadas sob quatro escopos:

  • Hit
  • Session
  • User
  • Product

Caso tenha interesse em entender o escopo no Google Analytics, escrevi um artigo sobre dimensões e métricas no GA que explica por que você não pode combinar métricas de diferentes escopos. Em resumo: nunca combine métricas de hit e sessões. Portanto, se você criar um relatório personalizado que mostra exibições de página e sessões por página, receberá um relatório que não faz sentido. Porque as sessões têm hits, mas os hits não têm sessões.

Leia também: “Métricas de Marketing Digital: quais são importantes?

Adicionando contexto às visualizações de página

Portanto, se você não pode combinar métricas de usuário (user) e sessão (session) a visualizações de página (hit), o que você pode fazer para adicionar mais contexto à métrica de visualizações de página?

Visualizações de página únicas

Você pode ver o número de visualizações de página únicas em comparação com as visualizações de página. De acordo com a definição no Google Analytics:

Visualizações de página únicas (ou exclusivas) é o número de sessões durante as quais a página especificada foi visualizada pelo menos uma vez. Uma visualização de página única é contada para cada combinação de URL e título da página.

Explicando. Digamos que um visitante visite uma página sobre SEO on-page, depois visite a home e depois visite a página sobre SEO on-page novamente. Durante esta sessão, a página de SEO on-page é exibida duas vezes. Essas duas visualizações de página nesta única sessão serão adicionadas ao número total de pageviews dessa página. Porém, apenas uma visualização de página única será adicionada ao número total de pageviews únicos para essa página durante uma única sessão.

Se você deseja ver o número de sessões de uma página, a melhor maneira é examinar a métrica de visualizações de página únicas. E se você dividir o número de visualizações de página pelo número de visualizações de página únicas, obterá o número médio de vezes que uma página específica foi visualizada por sessão. É uma boa ideia verificar as páginas para as quais o número de visualizações de página difere muito do número de visualizações de página únicas. Isso significa que os visitantes visualizaram esta página algumas vezes durante uma única sessão. Isso pode indicar que a página está confundindo as pessoas ou, que ela talvez seja uma página de ajuda (por exemplo) onde os visitantes tenham que visitar algumas vezes para realizar algum procedimento no site.

Leia também: “O que são usuários no Google Analytics?

Criando segmentos

Você também pode ver o número de visualizações de página por visita e criar um segmento de usuários. Isso permite comparar grupos de usuários e ver onde eles diferem. Por exemplo, visitas com mais de três pageviews em comparação com visitas com menos de três pageviews.

Criação de filtro no Google Analytics
Criação de filtro no Google Analytics

Esses dois grupos são provenientes de fontes de tráfego diferentes? Eles lêem artigos diferentes? Eles compram coisas ou não? A comparação de grupos ajudará você a entender melhor seu público.

Conclusão

Nenhuma novidade ou dica extraordinária neste artigo. Trata-se de uma revisão de conceitos básicos que muitos profissionais, agências e empresas muitas vezes deixam de observar.

Em geral, pageviews não são a métrica mais interessante para você usar em suas análises. E se você a considera uma das métricas mais importantes em seus relatórios, reconsidere pois existem métricas muito mais valiosas por aí. O que você quer saber? As visualizações de página são a maneira para se obter essas informações? Provavelmente não.

Continue lendo: “Nomenclatura no Google Analytics e Tag Manager

Analytics
,

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeito sua privacidade. Leia a política de privacidade para saber como lido com suas informações pessoais.

Menu