Como instalar o Google Analytics no WordPress usando um plugin

8 minutos para leitura

Instalando o GA no WP via plugins

Você sabe como instalar o Google Analytics em um site em WordPress? Adicionar o Google Analytics é a melhor maneira de acompanhar como os visitantes interagem com um site. Neste artigo mostrarei uma forma simples de instalar o GA em um site WordPress através de um plugin.

Antes de partirmos para a parte prática, vamos dar uma olhada no que é o Google Analytics, o que ele faz e como funciona. Caso prefira, pule para a parte da instalação do GA no WP.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta mais popular e possivelmente a mais completa ferramenta de web analytics do mercado. É uma ferramenta gratuita do Google (também disponível na versão premium com funcionalidades diferenciadas) para analisar o comportamento do visitante de um site.

O Google Analytics permite coletar e analisar dados de navegação dos visitantes provendo valiosos insights para o seu negócio e estratégia digital.

Com o GA é possível mensurar dados como número de visitantes, visualizações de páginas, conversões, frequência e recência, vendas, resultados de campanhas, eventos dentro do site e muito mais.

Por que usar o Google Analytics no WordPress?

Entender o comportamento dos visitantes de um site é fundamental para aumentar o tráfego e conversões. Isso vale para todos os sites, independente da plataforma utilizada.

Com o Google Analytics você tem acesso à informações sobre o site e comportamento dos visitantes. Desta forma, sua tomada de decisões passa a ser orientada por dados e não apenas pelo seu “achômetro” ou dos stakeholders para o quais eventualmente esteja oferecendo este serviço.

Como o Google Analytics funciona?

Para rastrear e coletar dados dos visitantes, você precisará implementar um código de rastreamento no seu site. Este código de rastreamento é obtido na sua conta do Google Analytics. Caso ainda não tenha uma conta do GA, sugiro a leitura deste artigo de suporte do Google.

Toda vez que alguém acessar o seu site, o código de rastreamento é disparado e começa a coletar dados do visitante e sua sessão.

Caso queira entender um pouco mais como o GA coleta dados leia este outro artigo de suporte do Google.

Formas de implementar o GA no WordPress

Existem várias formas de implementar o código de rastreamento do Google Analytics. Eis algumas:

Diretamente no header.php

Você pode inserir o código de rastreamento diretamente através do header.php do tema utilizado. Esta é solução que requer algum conhecimento técnico e cuidados adicionais pois qualquer vacilo na edição do header.php pode quebrar seu site. Lembrando que você também pode fazer isso (inserir o código no header.php) com o uso de um plugin.

Usando functions.php

Talvez a forma menos usual de se implementar o Google Analytics no WordPress mas cabe a citação. Assim como no método de edição do header.php este método requer a edição de arquivos do tema utilizado ou a utilização de um snippet para acrescentar o código de rastreamento à head do site.

Usando o Google Tag Manager

Este é o meu método preferido! Não apenas pela facilidade mas também pelas inúmeras possibilidades de customizações que o acompanham. Através deste método você garante que sua implementação não será perdida após uma atualização de template ou uma má configuração/utilização do plugin de analytics.

Leia também: “Como instalar o Google Tag Manager no WordPress”

Através de um plugin

Possivelmente a maneira mais prática e a recomendada para iniciantes. Cuidado! Existem vários plugins no WP para praticamente qualquer funcionalidade. Escolha um plugin bem conceituado e de qualidade para não comprometer a performance do site e também da implementação do Google Analytics.

Instalando o GA no WordPress usando um plugin

Como mencionado anteriormente, existem plugins para praticamente qualquer funcionalidade no WordPress. Para instalar o Google Analytics não é diferente.

Explicar como instalar o Google Analytics no WordPress com cada plugin seria muito demorado. Também já mencionei anteriormente que você deve buscar trabalhar com plugins de qualidade para garantir o bom funcionamento do site.

Leia também: “Plugins para WordPress que todo site deveria utilizar”

Algumas pessoas afirmam que quanto mais plugins instalados menor será a performance do site. Isso só é verdade se a qualidade dos plugins instalados não for boa. Seguindo esta linha, minha sugestão, dentre tantas opções disponíveis no diretório de plugins do WordPress, é para que utilize o plugin MonsterInsights.

Tempo necessário para esta implementação: 5 minutos.

Instalando o Google Analytics no WordPress usando um plugin

  1. Instalando o plugin MonsterInsights

    Naturalmente que para instalarmos o Google Analytics no WordPress via plugin precisamos adicionar um plugin. Na área de instalação de plugins procure por “Google Analytics”, isso será suficiente para que o plugin desejado seja exibido. Faça sua instalação e ativação:Instalação do plugin MonsterInsights

  2. Inicie a configuração do plugin

    Assim que ativar o plugin, você pode optar por iniciar a configuração por meio do assistente de configuração do próprio plugin ou, no menu principal ir em Insights > Settings (ou Configurações).

  3. Conectando com sua conta do Google Analytics

    Independente da forma de configuração escolhida você terá de conectar a sua conta do Google Analytics:Conectando MonsterInsights ao Google Analytics

  4. Autenticando sua conta

    Selecione a conta que deseja utilizar para conexão e confirme as permissões requeridas para utilização do plugin:Autenticação GA x MonsterInsighs

  5. Selecionando a conta do Google Analytics

    Selecione a conta desejada para conexão e clique para completar a conexão:Selecionando a conta de GA

É isso! Agora seu site já está com o Google Analytics instalado.

Cabe ressaltar que este plugin possui diversas configurações das quais você pode fazer bom uso. Seguem algumas:

  • Habilitar ou desabilitar a captura de dados demográficos dos visitantes;
  • Adicionar domínios para rastreamento entre domínios;
  • Desativar o rastreamento para alguns tipos de usuários (não rastrear atividades dos administradores do site por exemplo);
  • Habilitar ou desabilitar os relatórios no painel do WordPress.

A versão premium do plugin é bem robusta e pode economizar algumas horas nas implementações avançadas de rastreamento. Tais implementações, na maioria dos casos, podem ser conseguidas através da implementação do GA via GTM.

Validando a instalação do GA

Existem algumas formas para você testar se o GA foi instalado corretamente. Minha recomendação é para que você utilize uma extensão do próprio Google para esta verificação: o Tag Assistant.

Instale a extensão. Acesse o site e clique sobre a extensão. Ela exibirá as tags implementadas:

Tag Assistant do Google
Tag Assistant – site com GA e GTM implementados

Considerações finais

A instalação do Google Analytics no WordPress usando um plugin é possivelmente a forma mais rápida de se fazer a implementação do GA em um site.

Os pontos positivos desta implementação são a praticidade de instalação, não requer conhecimentos em programação nem conhecimentos avançados nas ferramentas utilizadas.

Agora é com você! Que método você utiliza para inserir o GA no seu site WordPress? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica para compartilhar?

Continue lendo: “O que são sessões no Google Analytics?”

Analytics
,

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeito sua privacidade. Leia a política de privacidade para saber como lido com suas informações pessoais.

Menu