Como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager

5 minutos para leitura

Instalando o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Neste artigo mostrarei meu método preferido para instalar o Google Analytics em um site. Aprenda a instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager.

Quando escrevi um artigo sobre como instalar o Google Analytics no WordPress usando um plugin, muitos me perguntaram se aquela era a única ou a melhor forma de implementar o GA. Conforme mencionei naquele artigo, existem várias formas de se implementar o código de rastreamento do Google Analytics em um site, seja ele em WordPress ou não.

Com pressa? Assista ao vídeo:

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é a ferramenta mais popular e possivelmente a mais completa de web analytics do mercado. É uma ferramenta gratuita do Google (também disponível na versão premium com funcionalidades diferenciadas) para analisar o comportamento do visitante de um site.

Ele permite coletar e analisar dados de navegação dos visitantes provendo valiosos insights para o seu negócio e estratégia digital.

Com o GA é possível mensurar dados como número de visitantes, visualizações de páginas, conversões, frequência e recência, vendas, resultados de campanhas, eventos dentro do site e muito mais.

Leia também: “Métricas de marketing: métricas parceiras

O que é o Google Tag Manager

O Google Tag Manager (GTM) é um gerenciador de tags do Google que visa facilitar a vida de qualquer desenvolvedor, profissional de marketing ou proprietário de site.

Através do GTM podemos implementar tags não só do Google Analytics como também do Facebook, Google Ads, outras ferramentas de analytics, etc.

Instalando o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Para utilizar este método temos que ter instalado em nosso site o GTM. Caso ainda não tenha ele instalado leia o artigo “Como instalar o Google Tag Manager no WordPress“. Mesmo que seu site não seja em WP a leitura ainda é válida e pode ajudar, visto que o conceito para inserir o GTM no site é bem simples.

Este é o meu método preferido! Não apenas pela facilidade mas também pelas possíveis customizações. Através deste método você garante que sua implementação não será perdida após uma atualização ou mudança de configuração indesejada no site.

O tutorial abaixo pressupõe que você já tenha uma conta ativa do Google Analytics ou saiba como criar uma.

Tempo necessário para esta implementação: 5 minutos.

Como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager

  1. Crie uma conta no Google Tag Manager

    Entre no Google Tag Manager e crie uma conta (se já tiver uma conta pule esta etapa).Criando uma conta no Google Tag Manager

  2. Instale o contêiner do GTM no seu site

    Adicione os scripts necessários à <head> e <body> do seu site conforme orientado no momento da criação do contêiner. Este procedimento pode ser diferente ou auxiliado pelo uso de plugins em alguns CMSs.
    Instalando o Google Tag Manager

  3. Configurando o Google Analytics no Google Tag Manager

    Na área de trabalho do seu contêiner do GTM, vá em variáveis e clique para adicionar uma nova variável. Insira o id de rastreamento da propriedade que deseja monitorar.Inserindo variável GA no GTM

  4. Acionando o Google Analytics

    Cadastre uma tag de pageview para ser acionada em todas as páginas do seu site (ou apenas nas páginas que desejar).Tag pageview Google Tag Manager

  5. Publique as alterações no seu GTM

    Clique para publicar as alterações no seu contêiner.Publicando contêiner GTM

  6. Teste sua implementação

    Sempre teste suas implementações para garantir que estejam funcionando e os dados estejam sendo coletados corretamente. Para testar esta implementação, sugiro que utilize o modo de preview do Google Tag Manager e também o Google Analytics. Testando implementação GA via GTM

É isso aí! Agora seu site está com o Google Analytics instalado através do Google Tag Manager.

Cabe ressaltar que a configuração apresentada neste tutorial é a mais básica possível. Tanto a configuração do Google Analytics quanto a tag de pageview (e outras tags) podem ser alvo de inúmeras customizações de acordo com os interesses do seu negócio.

Considerações finais

Adicionar o Google Analytics através do Google Tag Manager é uma maneira rápida e segura de implementar o GA.

Utilizando o GTM é possível customizar a configuração do GA de inúmeras formas, coletando assim dados que poderão ser utilizados para o crescimento do seu site, blog ou loja virtual.

Continue lendo: “Nomenclatura no Google Analytics e Tag Manager

Continue lendo: “Métricas de Marketing Digital: quais são importantes?

Inscreva-se

Artigos gratuitos sobre estratégia, SEO, analytics e WordPress diretamente no seu e-mail.

Sobre o autor

Leia também
Home » Analytics » Como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager
Menu