O guia definitivo para SEO copywriting

14 minutos para leitura

Guia definitivo para SEO copywriting

SEO copywriting é um componente chave e um grande desafio em todas as estratégias de SEO. Como os buscadores escaneiam páginas na web, o conteúdo do seu site deve estar ajustado para os algoritmos dos mecanismos de busca (que mudam constantemente). Você também deve escrever de forma clara pois assim sua audiência aproveita e entende o seu site. E sabemos que leiturabilidade é um fator de ranqueamento.

Este guia de SEO copywriting fala sobre o processo de pesquisa das palavras-chave bem como os 3 estágios do processo de escrita. Ele também irá ajudá-lo a escrever artigos atraentes e otimizados para SEO que seu site precisa.

Neste guia de SEO você verá:

SEO copywriting e o SEO holístico

Gosto de praticar o que eu (e alguns outros no mercado) chamam de “SEO holístico”. Seu primeiro objetivo deve ser ter e manter O MELHOR site possível. Ranquear no Google virá automaticamente se o seu site for de alta qualidade.

O Google quer servir seus clientes. Sua missão é: indexar todas as informações do mundo e torná-las acessíveis a todos. Além disso, o Google, é óbvio, quer ganhar dinheiro, mas se ele quer fazer a informação o mais acessível possível, eles terão que mostrar as pessoas resultados que elas estão buscando, caso contrário as pessoas pararão de usar o Google. Então podemos concordar que o Google quer mostrar às pessoas os melhores resultados, então se o seu site for o melhor no seu nicho de mercado, o Google vai querer ranqueá-lo o melhor possível nos resultados.

SEO holístico é uma estratégia de marketing interdisciplinar focada em fazer o melhor site em um nicho de mercado. Para fazer isso, o design do seu site deve ser excelente, a experiência do usuário (UX) deve ser infalível e todos os aspectos de segurança devem estar em dia. O mais importante, contudo, é que o conteúdo do seu site deve ser bem escrito e direcionado para a sua audiência. Essa abordagem requer habilidades de redação e SEO avançadas.

Para garantir que o seu site seja o melhor na sua área, os textos no site devem ser bons e de fácil leitura. Sem comprometer a qualidade do seu conteúdo, você deve otimizar seu texto para as demandas dos mecanismos de busca. O processo de SEO copywriting é muito parecido com o processo de escrita de qualquer outra coisa, sendo assim é trabalho duro e inevitavelmente alguns de nós tem mais talento para escrita que outros. Infelizmente, não podemos todos ser Ernest Hemingway, mas com um pouco de treino, qualquer um pode ser capaz de escrever melhor para SEO.

Sempre comece com uma pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo do SEO copywriting tem pouco a ver com escrever – primeiro você precisa decidir sobre o que você vai escrever. Para que tópicos você quer ser encontrado? Você precisará usar as palavras-chave que deseja ranquear, portanto o primeiro passo do SEO copywriting é a pesquisa de palavras-chave. Pesquisa de palavras-chave é o que você faz para listar todas as palavras-chave ou frases-chave que deseja ranquear.

A pesquisa de palavras-chave consiste de três passos:

Passo 1: Formule a missão do seu negócio

Antes de começar de fato a pesquisa, você deve pensar sobre a sua missão. Isso é o que faz você se destacar dos demais. Enquanto formula sua missão, leve em consideração questões como: quem é você e sobre o que é o seu blog/site? O quê o faz único? Leve o tempo que precisar e escreva sua missão.

Passo 2: Faça uma lista de palavras relevantes

Uma vez que você formulou sua missão, você pode começar a fazer uma lista de termos (palavras-chave) para os quais deseja que seu site seja encontrado. Uma vez que sua missão é clara, você deve ter poucos problemas em encontrar os termos que se aplicam ao seu nicho de mercado e geram vendas. Estas serão as palavras-chave para as quais você quer ser encontrado.

Para encontrar bons termos, você precisa conhecer sua audiência. Como ela irá encontrá-lo?  Como irão procurar no Google? Ao final da sua pesquisa de palavras-chave, você deve ter uma lista de todos os termos relevantes que sua audiência pode usar para procurar você. Pense também na combinação e variação destes termos.

Existem muitas ferramentas disponíveis que o ajudarão com sua pesquisa de palavras-chave. Algumas delas são: Planejador de Palavras-Chave do Google AdwordsYoast SuggestGoogle Trends e o Ubbersuggest.

Eventualmente, você terá uma visão geral bem útil, que será de grande ajuda no seu processo de SEO copywriting. Ela ajudará a criar uma tabela de palavras-chave e resumir a informação. Tente usar combinações de palavras também, depois, ordene-as por algum tipo de prioridade – que palavras-chave são particularmente importantes para ranquear (alinhado à missão) e quais são menos? Quando escolher as palavras-chave que abordará primeiro, considere também quais as probabilidades de suas páginas serem classificadas para esta palavra-chave específica. Em muitos casos, focar em palavras menos populares e menos competitivas pode ser uma boa estratégia inicial.

Passo 3: Crie suas landing pages

O passo final da pesquisa de palavras-chave é criar páginas incríveis para as palavras que deseja ranquear. Uma landing page é uma página desenhada para atender seu visitante que achou o seu conteúdo para um termo específico. Pode ser uma página dedicada ou um post otimizado para uma palavra específica. Garanta que seus visitantes possam navegar para o seu blog de qualquer página. E certifique-se de criar uma página para cada palavra-chave relevante que listar.

Sua pesquisa de palavras-chave vai te dar uma boa ideia sobre o que é o seu blog. Você terá que desbloquear conteúdo em torno de uma palavra específica. Uma palavra ainda não é um tópico. Junto com uma palavra-chave (ou frase), você precisa de uma perspectiva, uma história sobre aquela palavra.

Três fases da escrita de um artigo

Uma vez que você decidiu um tópico ou história sobre a qual quer escrever, o SEO copywriting começa! O processo de SEO copywriting consiste de três estágios: preparação, escrita e correção (edição).

Processo de Escrita para SEO

Fase 1 do processo de escrita: Preparando seu texto

A primeira fase do processo de SEO copywriting é planejar a sua peça. Antes de começar a digitar, tire um tempo e pense sobre o que você vai escrever. Você já deve ter um tópico em vista, mas antes de começar a escrever, tenha respostas claras para as seguintes perguntas:

  1. Qual é o propósito do seu artigo? Por quê você está escrevendo? Qual é o objetivo?
  2. Qual será a mensagem principal do post? Qual é a pergunta chave que você deseja responder?
  3. Quem é a sua audiência?
  4. Que informações você precisa colocar na sua peça?
  5. Em que ordem você apresentará sua informação? Qual será a estrutura do artigo?

Estrutura do texto

A parte mais importante no planejamento do seu artigo é a estrutura. A estrutura do texto no seu site é vital para o SEO copywriting. Se o seu conteúdo tem uma estrutura clara, você tem mais chances de ranquear bem no Google.

Vale a pena pensar na estrutura da sua peça antes de começar. A estrutura é o esqueleto do seu texto: vai ajudar o leitor a entender os pontos principais do artigo.

Posts e páginas com uma estrutura clara também terão uma melhor taxa de conversão no seu site. Você tem maiores chances que o seu visitante compre seus produtos ou retorne ao seu site se eles entenderem adequadamente sua mensagem.

Fase 2 do processo de escrita: Escrevendo seu texto

Agora você pode finalmente começar o seu processo de escrita com foco em SEO! Esta fase deve consumir cerca de 20% do tempo total gasto no seu artigo.

Apenas escreva!

A dica mais importante para essa fase do processo de SEO copywriting é apenas escreva. As pessoas geralmente tem problemas com esta primeira frase. Neste estágio, você pode pular escrever o primeiro parágrafo por completo.  Apenas coloque algumas palavras referenciando o conteúdo que seu primeiro parágrafo deve conter e comece a escrever o segundo parágrafo. Introdução e conclusão são mais fáceis de escrever uma vez que o corpo do seu texto está completo.

Se uma frase não está gramaticalmente correta ou soa estranha, continue e não se preocupe ainda com isso. Você pode reescrever na próxima fase, que é a edição. Na fase de escrita, é importante permanecer no fluxo de escrita.

Seja fiel a estrutura do seu texto

Enquanto escreve, use a estrutura que você criou na fase de preparação como guia para escrever os parágrafos de acordo com o planejado. Certifique-se de escrever parágrafos claros. Comece cada parágrafo com a frase mais importante, depois explique e elabore melhor seu pensamento. Seus leitores serão capazes de captar o conteúdo mais importante do seu artigo, apenas lendo a primeira frase de cada parágrafo.

O texto deve ser de fácil leitura

Ler em uma tela é difícil, portanto se você quer que seus leitores leiam seu artigo inteiro, você precisa torná-lo de fácil leitura. Posts que são bons e fáceis de ler resultarão em mais visitantes retornando ao site e uma taxa de conversão maior. Importante, garanta que seu texto está direcionado para a sua audiência.

Use algumas destas dicas de estilo

Algumas pessoas são escritores natos e não precisam de dicas para o seu SEO copywriting – elas são capazes de escrever um artigo atrativo, divertido e de fácil leitura em alguns minutos. A outros falta esta habilidade, enquanto escrita atraente é uma questão de talento a prática pode ajudar! Se você quer desenvolver um estilo de escrita atraente, ler bastante ajuda e muito. Ler (livros, blogs, revistas, ou qualquer coisa) vai te inspirar a escrever seus próprios artigos. Vai te ensinar como outras pessoas constroem suas frases e parágrafos. Vai te ensinar a usar humor e como brincar com a língua, além disso vai te ajudar a desenvolver um sentido sobre o que é escrever um bom artigo.

Faça algumas pausas

SEO copywriting pode ser um processo intenso e cansativo. Se você escrever por longos períodos, você verá que se concentrar vai se tornando cada vez mais difícil. O tempo de pausa, contudo, varia de indivíduo para indivíduo. Se você sentir que sua mente começou a falhar, é hora de fazer uma pausa.

Pessoalmente, prefiro não escrever por mais de 30-40 minutos de cada vez. Neste ponto eu preciso me levantar e comer ou beber algo ou realizar outra tarefa que não demande muita atenção. Até pequenas pausas (2-5 minutos) podem ser suficientes para refrescar a cabeça e restaurar o nível de concentração e atividade.

Fase 3 do processo de escrita: Editando seu conteúdo

Uma vez que você terminou de escrever a sua peça, você tem o primeiro rascunho do seu artigo. Este primeiro rascunho é aquilo que você irá melhorar nesta última fase. Este passo final ainda vai tomar algum tempo.

A fase de edição é a fase do processo de SEO copywriting na qual você deve se livrar dos excessos. Não tenha medo de jogar coisas fora. Você deve ler e reler e re-reler seu post e corrigir qualquer frase estranha, desconectada e parágrafos mal estruturados. Aqui vão cinco passos (em ordem) para editar seu artigo.

Use o plugin de SEO da Yoast

Se o seu site é em WordPress (e espero que seja), enquanto edita seu texto, você verá que o plugin de SEO da Yoast é bastante útil para SEO copywriting pois ajuda a otimizar o seu texto para os mecanismos de busca além de sugerir melhorias na sua leiturabilidade.

Passo 1: Leia devagar e em voz alta

Você pode começar esta fase lendo seu conteúdo lentamente (e se possível em voz alta). Cada frase deve estar gramaticalmente correta e com ortografia impecável. Você deve ser bem crítico com seu próprio trabalho.

Passo 2: Foco nas frases

Comece certificando-se que cada frase está correta. Foque na pronúncia das palavras e corrija eventuais erros. Garanta que suas frases estejam gramaticalmente corretas e cheque a leiturabilidade:  garanta que suas frases não sejam muito longas.

Passo 3: Foco nos parágrafos

Se todas as frases em um parágrafo estão aprovadas, olhe para a estrutura do parágrafo, focando na primeira frase. A primeira frase captura o que você quer falar naquele parágrafo? As frases apresentam uma ordem lógica dentro do parágrafo? Você usou palavras de transição adequadas para conectar as frases claramente?

Passo 4: Cheque a estrutura do texto

Veja se a estrutura dos parágrafos está clara. Os tópicos no seu artigos estão apresentados de forma lógica, ou você precisa fazer algumas mudanças?

Você também deve checar seus títulos e subtítulos. Certifique-se que suas palavras-chave estão presentes em alguns dos seus títulos e subtítulos. Mas igualmente importante, garanta que seus títulos e subtítulos ajudem os leitores a escanear a estrutura do seu texto.

Passo 5: Peça uma segunda opinião

O passo final do seu processo de SEO copywriting é receber feedback. Após editar seu texto, peça para as pessoas que deem seu feedback. Em muitas agências e blogs por exemplo, todos os posts escritos são lidos por pelo menos dois colegas antes de serem publicados. Os feedbacks ajudam pois vem da perspectiva de alguém que não participou do processo de escrita e geralmente agregam melhorias.

Vai ser igualmente útil se você deixar alguém da sua audiência ter acesso ao conteúdo para testar se a mensagem está sendo bem comunicada ou não. Da mesma forma, feedback de algum profissional com habilidades de escrita e gramática, como um editor, ajudará a melhorar ainda mais o seu post.

Conclusão: SEO copywriting é um processo

SEO copywriting funciona melhor quando você segue um processo definido e certifica-se que o seu conteúdo é o melhor possível. Enquanto nem todos possuem o talento para escrita, escrever com SEO em vista é algo que todo mundo pode melhorar através da prática.

Continue lendo: “O guia definitivo para SEO de conteúdo”

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO”

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeito sua privacidade. Leia a política de privacidade para saber como lido com suas informações pessoais.

Menu