URLs amigáveis e SEO

4 minutos para leitura

URLs amigáveis

Eis um assunto que gera muita discussão: URLs amigáveis para SEO. Devemos incluir a categoria do artigo na URL ou não? Devemos fazê-la curta ou adicionar alguns elementos extras como tipo de publicação, data ou categoria? Devemos utilizar palavras-chave na URL?

Neste post irei explicar um pouco sobre URLs amigáveis e tentar elaborar uma resposta para às perguntas apresentadas anteriormente. Tenha em mente que uma URL amigável a um site pode não ser totalmente amigável a outro. Ou seja, URLs amigáveis variam de acordo com o tipo do site. Existem algumas regras gerais mas o mais importante é ter o seu visitante em vista quando definir a sua estrutura de URLs.

Leia também: “Links Follow vs Links No Follow”

Regras gerais para URLs amigáveis

Independente do tipo de site que você tenha algumas regras serão sempre válidas:

  • Sua URL deve ter foco. Não utilize termos de ligação (palavras de ligação) como “o”, “a”, “de”, “um” etc. Palavras que não trazem relevância à URL devem ser evitadas. Deixe sua URL limpa e objetiva.
  • Mantenha suas URLs curtas. Não é que os buscadores não gostem de URLs longas, mas URLs mais curtas são mais amigáveis aos usuários e ajudam a manter o foco no assunto tratado. Tenha em vista que há outras formas de mostrar ao usuário onde ele está sem que seja a URL. Você pode utilizar trilhas de navegação por exemplo.
  • Não utilize sublinhado (_) para conectar os termos de uma URL. Sempre utilize hífen (-).

Essas são regras que valem para todos os sites. Como mencionei anteriormente, as URLs amigáveis ideais variam de site para site então veja alguns exemplos:

URLs amigáveis para sites institucionais

Se você possui um site institucional com informações sobre sua empresa ou serviços procure manter suas URLs curtas e objetivas.

https://seudominio.com.br/contato
https://seudominio.com.br/sobre
https://seudominio.com.br/servicos

URLs amigáveis para lojas virtuais

Se você possui uma loja virtual suas URLs podem ser estruturadas de diferentes maneiras:

https://sualoja.com.br/nome-do-produto
https://sualoja.com.br/categoria-do-produto/nome-do-produto

URLs amigáveis devem ajudar seus visitantes. Se sua loja possui muitos departamentos ou categorias e isso ajuda seu visitante a encontrar os produtos dentro da sua loja então considere acrescentar a categoria destes produtos na URL. Desta forma sua URL, trilha de navegação e menus informarão constantemente ao visitante onde ele está.

URLs amigáveis para blogs, revistas e sites de notícias

Se você possui um blog, site de revista ou um site de notícias existem várias formas de estruturar suas URLs:

  • https://seudominio.com.br/titulo-do-artigo
    Se o seu site tem uma boa estrutura (organização, layout e navegação) você pode optar por exibir somente o título do seu artigo na URL. Neste caso seu menu, trilha de navegação e outros elementos do site darão conta de indicar ao visitante onde ele está.
  • https://seudominio.com.br/categoria/titulo-do-artigo
    Se o seu site escreve sobre diferentes tópicos, adicionar o tópico (categoria, tag, etc) à estrutura da URL pode torná-la uma URL mais amigável para SEO.
  • https://seudominio.com.br/dd/mm/aaaa/titulo-do-post
    Se o seu site produz conteúdo diariamente e seu conteúdo é contextualizado por datas você pode considerar utilizá-las na URL. Por exemplo, digamos que você escreve sobre um diário de viagem ou atualizações de um determinado software, nestes casos é conveniente utilizar um arquivo por datas e indicar isso ao visitante. Só use as datas na URL se fizer sentido para o seu conteúdo.

Conclusão sobre URLs amigáveis e SEO

Existem vária formas de criar URLs amigáveis para SEO. Tudo depende do tipo de site que você tem e sua estrutura de conteúdo. Sites de notícias por exemplo podem ter inúmeras estruturas amigáveis de URL. O principal é: mantenha o foco das suas URLs. Adicione informações relevantes e faça uso das palavras-chave para as quais deseja ranquear.

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO”

Receba dicas de SEO e Analytics gratuitamente!

  • Técnicas para otimizar seu site para SEO, usabilidade e conversão
  • Saiba como analisar o comportamento do visitante no seu site
  • Dicas e tutoriais para oferecer uma experiência única para seus visitantes

Respeito sua privacidade. Leia a política de privacidade para saber como lido com suas informações pessoais.

Menu