Otimização de homepage

11 minutos para leitura

Otimização de homepage

Uma página inicial, homepage ou simplesmente home é um cartão de visitas na web. Ela é a página de boas-vindas e serve para guiar o usuário no site. Contudo, para uma coisa a home não deve servir: ranquear para palavras-chave diferentes do nome da marca ou da empresa.

A otimização da home para os buscadores talvez até funcione para alguns sites, mas esse não deve ser o único objetivo da página inicial. Neste post, quero explorar o objetivo principal da página inicial e dar dicas sobre como torná-la melhor!

SEO de homepage não existe!

Talvez essa afirmação deixe alguns proprietários de sites e SEO’s um pouco descontentes, principalmente se estão tentando ranquear suas páginas iniciais há alguns anos.

Se estiver tudo certo com as configurações de um site é bem provável que ele esteja no topo das buscas para termos relacionados à marca. Ainda assim, sites que têm seus nomes baseados em produtos e/ou serviços podem sofrer com a concorrência. Por exemplo, se você fizer uma busca por “dilmar ames” provavelmente encontrará minha home na primeira posição:

SERP para “dilmar ames”

No entanto, se você fizer uma busca por “marketing digital” dificilmente encontrará o domínio “marketingdigital.com.br” nas primeiras posições. Se o nome da marca for uma palavra-chave que as pessoas possam usar no Google, haverá mais sites concorrendo para essa palavra-chave. Sendo assim, a marca enfrentará uma concorrência maior pelo nome do site.

Leia também: “O que é SEO?

Por que não devo otimizar minha home?

Existem páginas dentro de um site que simplesmente não merecem tanta atenção no planejamento de palavras-chave. Você não deve gastar tempo tentando otimizar suas páginas de contato, política de privacidade e home, por exemplo.

Não me entenda mal, elas precisam estar otimizadas mas sob outros aspectos como velocidade, experiência do usuário e para redes sociais.

SEO de uma página inicial

Embora você não precise otimizar sua homepage para uma palavra-chave, ainda há trabalho de SEO a ser feito:

  • Verifique se o título da página se concentra no nome da sua marca ou produto principal;
  • Adicione um logotipo claro e reconhecível da marca;
  • Deve haver um CTA claro, que chame a atenção;
  • Não se esqueça de estruturar bem o seu menu;
  • Forneça dados OpenGraph e Twitter Cards para um melhor compartilhamento social;
  • Certifique-se de que a meta descrição esteja preenchida, que mencione seus produtos e serviços e convide o visitante para entrar no seu site;
  • Imagens são convidativas mas a página precisa de informações textuais e de um ótimo slogan também;
  • Não bagunce sua página inicial com um milhão de links. Mantenha-a focada e não sobrecarregue o rodapé ou o menu com esses links;
  • As informações de contato devem estar disponíveis, incluindo redes sociais e quem sabe até uma assinatura de newsletter;
  • Se aplicável, adicione uma barra de pesquisa.

Leia também: “10 Itens importantes para SEO on-page

Dicas para otimização de homepage

Do que se trata seu site?

A primeira dica de otimização da página inicial é verificar o conteúdo do seu site. Parece óbvio mas sua missão deve refletir-se na sua página inicial.

Muitas empresas e profissionais tentam otimizar suas páginas iniciais para uma determinada palavra-chave que não seja da marca. Na maioria dos casos isso é um equívoco e pode levar a problemas como canibalização de palavras-chave, onde duas ou mais páginas concorrem pelo posicionamento de um termo nas buscas.

Sua página inicial é apenas uma grande lista de produtos e serviços ou você realmente dedicou um tempo para escrever boas-vindas decentes aos seus visitantes? Ah, e por favor, não existe nada mais irritante que um proprietário literalmente escrever no seu site “Bem-vindo ao nosso site”.

Quando me refiro a dar boas-vindas ao visitante quero dizer o que pode ser encontrado no site. Qual é o seu principal produto ou serviço? O que pode ser encontrado em seus produtos e na própria empresa através do site? E o mais importante: qual é o principal benefício (USP – Unique Selling Point) para o visitante?

Especifique seu USP

A segunda dica de otimização da página inicial é deixar seu principal benefício claro. Muitos sites não deixam claro, em suas homepages, o que a empresa esta oferecendo.

Os exemplos abaixo foram extraídos aleatoriamente de uma busca iniciada por “marketing digital”. Nada pessoal.

Veja um bom exemplo de exibição de produto/benefício:

Home da Resultados Digitais (15/06/2020)

A Resultados Digitais mostra seu principal benefício de forma clara e objetiva assim que o visitante entra no site.

Por outro lado, muito sites gostam de utilizar animações e descrições vagas que não dizem muito sobre o negócio. Veja o exemplo da Agência Criativito. Ela utiliza textos animados no seu above the fold que rotacionam conforme segue:

Home da Criativito (15/06/2020)

Uhm… boa tarde.

Ok. Pela minha navegação provavelmente já teria percebido isso mas poderiam ter exibido a logomarca no cabeçalho ao invés da apresentação textual.

Muitos podem. De que forma farão isso? Qual é o produto? Qual é o benefício oferecido?

O quê?! É sério isso? As quatro frases juntas demoram cerca de 20 segundo para serem exibidas. Quem quer navegar por um site que faz você aguardar 20 segundos para entender do negócio, para então apenas te informar que você deve navegar pelo site. Qual é?! Uma logo e um menu aberto teriam resolvido.

Essa é uma área nobre da home, mostre ao visitante como você pode ajudá-lo.

Descrições vagas ou termos genéricos só funcionam se você têm um orçamento de marketing grande o suficiente para torná-lo seu. Tome como exemplo o slogan “amo muito tudo isso” (“I’m lovin’ it”, na versão em inglês), do McDonald’s.

Mas a clareza não é a única coisa que importa na página inicial.

Guie seu visitante

Um terceiro objetivo da sua página inicial é orientar. Deve-se garantir que a página inicial direcione o visitante para as páginas principais. É claro que a página inicial precisa de um bom slogan mas esse será inútil se a home não permitir que o visitante vá para as páginas principais ou de conversão.

Existem diversas formas para guiar um usuário. Aqui vão as mais comuns em páginas iniciais:

Sliders (são uma droga)

Pelo subtítulo vocês já devem ter percebido que não gosto de banners rotativos. Ainda assim, os sliders são usados com muita frequência em homepages.

Não é que não sejam bonitos, muitos são. O problema é que sliders simplesmente não convertem. Menos de 1% de CTR (clique por impressão) não é algo que eu espero para um CTA. Além disso, a maioria dos sliders causa problemas de performance e a responsividade (adaptação a diferentes dispositivos) não é boa.

Ao invés de usar um slider utilize uma boa imagem com um CTA bem destacado. As chances de conversão aumentam consideravelmente.

Se ainda assim quiser utilizar uma sequência de banners, vá em frente. Eles podem, em alguns casos, ser uma boa maneira de apresentar conteúdos diferentes na home a cada visita.

Menu

A forma mais óbvia de guiar o visitante é o menu. Você já pensou no que está no seu menu? É estruturado e focado? É um menu aberto ou hambúrguer (tanto mobile como desktop)?

Minha recomendação é para que seja o mais claro possível. Se tiver de usar ícones ou um mega menu vá em frente. Só não exagere! O menu não precisa levar para todas as áreas do seu site. Existem outras formas e navegação interna para isso.

Mas faça um favor, seja claro! Se uma página é de contato, utilize “contato” e não “vamos bater um papo!” ou “olá”. É claro que algumas empresas conseguem ter uma identidade “descolada” e falam com seu público-alvo da mesma forma, não há problema nisso. O que não pode é um escritório de advocacia utilizar um “vamos bater um papo!”. Provavelmente não conversará com seu público.

Produtos

Se você tem uma loja online, as possibilidades são infinitas. Mas não adicione a lista de categorias inteira na barra lateral da sua home. Concentre-se nas categorias mais visitadas e adicione-as em um local de destaque em sua página inicial. Adicione seu produto mais vendido, talvez uma imagem ampliada (hero). Seja criativo.

Sua página inicial pode ser o melhor local do seu site para anunciar um novo produto, por exemplo. Sempre verifique o quanto das suas vendas estão se originando ou têm influência da home.

Pesquisa

Na maioria dos sites a barra de pesquisa está localizada no cabeçalho. Se você estiver vendendo centenas ou milhares de produtos ou se tiver escrito muitos artigos é provável que uma barra de pesquisa seja útil para o visitante.

Por que não tornar ela seu principal CTA? Esse é o segundo passo. O primeiro passo é garantir que suas páginas de resultados de pesquisa pareçam decentes e ofereçam bons resultados.

Visitantes que utilizam pesquisa interna geralmente convertem mais e são mais engajados.

Contato

Assuma que muitos visitantes podem retornar ao seu site apenas para encontrar uma forma de contato. Não dificulte a vida deles. Tenha um link para contato no seu menu principal. Também pode ser um endereço no rodapé ou um formulário de contato (curto) na barra lateral.

Evitando exageros

Guiar o usuário dentro de um site é uma arte. Pratique essa arte sem exageros. Não utilize destaque em todos os elementos ou bagunce sua organização. O excesso de informação pode confundir o usuário e levar à baixas taxas de conversão.

Escolha os CTAs que fazem sentido para o seu tipo de negócio/site e tenha foco.

Otimização de homepage: conclusão

Sua página inicial deve deixar claro o que as pessoas podem encontrar em seu site. Ela deve se concentrar no seu principal benefício. Deve também orientar seus visitantes para as páginas mais importantes.

Quem sabe, você conseguirá otimizar para a experiência do usuário e ainda ranquear sua home para alguns termos. Não fique triste se este último não acontecer, mas não deixe de fazer o primeiro.

Se estiver com dificuldades para otimizar o seu site, entre em contato.

Inscreva-se

Artigos gratuitos sobre estratégia, SEO, analytics e WordPress diretamente no seu e-mail.

Sobre o autor

Leia também
Home » Search Engine Optimization » Otimização de homepage
Menu