O que é Hospedagem WordPress Gerenciada?

8 minutos para leitura

Hospedagem WordPress Gerenciada

A hospedagem WordPress gerenciada é essencial se você possui um site em WordPress. Ela garante que seu site estará sempre otimizado e você livre de preocupações. Contratando uma hospedagem gerenciada você terá mais tempo para pensar nas estratégias e sucesso do seu negócio.

Escolher uma hospedagem para seu site pode não ser tão simples e o sucesso do seu negócio está ligado à escolha de um bom serviço. Neste artigo explicarei brevemente cada tipo de hospedagem e mostrarei alguns benefícios de se contratar uma hospedagem WordPress gerenciada.

Tipos de hospedagem de sites

Explicarei os tipos de hospedagem através de uma analogia, tentando fugir um pouco dos termos técnicos.

Hospedagem compartilhada

Lembra-se de quando você era mais jovem e em algum momento dividiu um apartamento alugado com amigos? Você possivelmente tinha seu próprio quarto mas sua vida era diretamente impactada pela vida dos seus colegas. E mesmo que morasse sozinho, sua vida era afetada pelos demais moradores do prédio. Isso é uma hospedagem compartilhada.

Hospedagens compartilhadas oferecem inúmeros recursos. Contudo, eles podem nem sempre estar disponíveis quando você precisar.

Caso todos os clientes de uma hospedagem compartilhada resolvam utilizar seus recursos ao máximo provavelmente ela não irá funcionar. É o mesmo que morar num prédio com 40 apartamentos e 40 vagas de garagem. Se você estacionar 2 carros na garagem é provável que outro morador tenha que estacionar na rua.

É o tipo de hospedagem de sites mais barata porém você terá de fazer praticamente tudo internamente.

VPS (Virtual Private Server)

Digamos que você tenha condições de morar em um condomínio horizontal. Você provavelmente irá compartilhar alguns recursos com seus vizinhos como por exemplo a piscina, academia e sala de jogos. Mesmo assim você terá o seu espaço. Isso é um VPS.

Um VPS (Virtual Private Server) é uma solução de hospedagem melhor que uma hospedagem compartilhada haja visto haver menor chance do uso de recursos de um cliente impactar os demais.

Sendo uma solução um pouco melhor que a hospedagem compartilhada requer um investimento um pouco maior. Ainda assim, é bastante acessível mas também demanda manutenção da sua parte.

Servidor dedicado

Agora suponhamos que você tenha comprado uma linda casa, com uma entrada de garagem e uma piscina só para você. Isso é um servidor dedicado. Como você pode imaginar, comprar uma casa é mais caro que alugar uma casa em um condomínio que por sua vez é mais caro que alugar um apartamento com os amigos.

Servidores dedicados são soluções mais robustas e demandam um investimento maior. Eles são indicados (e diria até indispensáveis) para sites e lojas virtuais de grande porte que precisam lidar com um alto volume de acessos.

Hospedagem gerenciada

Hospedagem WordPress Gerenciada

Comprar uma casa traz responsabilidades. Você precisa aparar a grama, limpar as calhas, organizar o quintal, etc. Uma casa precisa de manutenção. Você pode fazer tudo isso por conta própria ou contratar alguém para estes serviços.

Você comprou uma bela casa e contratou uma empresa para fazer a manutenção. Isso é uma hospedagem gerenciada.

Na hospedagem gerenciada o provedor do serviço é o responsável por gerenciar e manter servidor e em muitos casos serviços adicionais.

Hospedagem WordPress gerenciada

O WordPress é o CMS utilizado por 36% dos sites na web. Por ser tão utilizado, alguns serviços de hospedagem especializaram-se em otimizar servidores e recursos para este tipo de site.

O nível de gerenciamento pode variar. Algumas hospedagens tomam conta apenas dos aspectos de infraestrutura como servidor, versão do PHP e banco de dados.

Uma hospedagem WordPress gerenciada vai, além da infraestrutura, gerenciar outros serviços como a atualização da versão do WP, atualizações de plugins, backups, etc.

Vantagens de uma Hospedagem WordPress Gerenciada

Em uma hospedagem não gerenciada sua equipe precisará ser capaz de fazer a gestão dos servidores, instalar e administrar software e hardware, gerenciar questões relativas à segurança, atualizar o sistema do seu site, realizar os backups necessários e muito mais.

Já na hospedagem gerenciada, a empresa responsável pelo serviço se encarregará de todas as manutenções de infraestrutura, segurança e performance necessárias.

Manutenção de sites WordPress

Benefícios da uma boa hospedagem WordPress gerenciada:

  • Performance: por trabalhar somente com WordPress, os servidores de uma hospedagem WordPress gerenciada são especialmente configurados para WordPress. Isso quer dizer que seu site será rápido mesmo recebendo muitos acessos.
  • Segurança: seu site fica blindado quando você opta por uma hospedagem gerenciada. Além dos aspectos de segurança na instalação do WordPress e banco de dados você ainda conta com scan anti-malware que bloqueia ataques de hackers.
  • Backups diários: backups todos os dias com vários pontos de restauração. Você poderá restaurar o seu site caso precise recuperar alguma informação ou tenha acontecido algum problema inesperado.
  • Suporte especializado: por trabalhar somente com WordPress, o suporte de uma hospedagem WordPress é muito mais especializado nesta plataforma.
  • Atualizações automáticas: muitas hospedagens gerenciadas oferecem a possibilidade de atualização automática do seu site. Mesmo assim, aconselho avaliar bem esta funcionalidade. Algumas atualizações podem comprometer o funcionamento do site caso não sejam bem realizadas ou o site conte com plugins e temas que não ofereçam atualizações compatíveis com as últimas versões do WordPress.
  • Tempo no ar: seu site provavelmente nunca ficará fora do ar, nem mesmo sob alto tráfego.
  • Ferramentas para desenvolvedores: staging sites, repositório Git e outras ferramentas especialmente criadas para desenvolvedores são oferecidas pela maioria das hospedagens gerenciadas.

Leia também: “Plugins para WordPress que todo site deveria utilizar

Quando optar por uma Hospedagem WordPress Gerenciada?

Sempre!!!

Há quem diga que se você está começando e seu site é pequeno deve optar por uma hospedagem compartilhada em função do custo.

Errado!

Pense em investimento, não custo.

Quanto tempo você ou sua equipe perderá para configurar seus serviços? Quanto tempo para abrir um chamado (e ter resposta) ao suporte quando algo der errado? Quantas horas se preocupando com seu site ao invés de se preocupar com o seu negócio?

Contratar uma hospedagem gerenciada proporcionará tranquilidade para você gerir seu negócio.

Qual a melhor hospedagem WordPress gerenciada?

Existem muitas hospedagens WordPress gerenciadas mas apenas algumas que valem ser mencionadas: WP Engine, Siteground, Liquid Web, Flywheel e Kinsta são algumas das melhores.

Ofereço serviço de hospedagem WordPress gerenciada, porém exclusivamente para clientes atendidos na minha consultoria. Para tal utilizo um servidor dedicado da WP Engine (possivelmente o melhor serviço de hospedagem do mundo), com recursos exclusivos para meus clientes.

Características da minha hospedagem gerenciada:

  • Servidor gerenciado e otimizado para WordPress;
  • CDN (Max CDN) e Cloudflare;
  • Backups diários;
  • 100% do tempo no ar;
  • Monitoramento de uptime;
  • SSL;
  • Última versão do PHP;
  • Cache (nível de servidor e site);
  • Genesis Framework e temas StudioPress;
  • Atomic Blocks Pro;
  • Atualização do WordPress;
  • Atualização de plugins;
  • Segurança reforçada (nível de servidor e site);
  • Monitoramento diário de performance;
  • LocalWP;
  • Otimização de imagens;
  • Relatórios mensais de manutenção.

Concluindo

Vimos os 4 principais tipos de hospedagem de sites comercializados no mercado: hospedagem compartilhada (mais barato mas dá mais trabalho para manter), VPS (um pouco melhor mas é preciso ter um profissional ou equipe para manutenção), servidor dedicado (mais caro mas essencial para grandes sites) e hospedagem gerenciada (melhor custo benefício).

Destaquei que a hospedagem gerenciada tem um investimento maior que as demais porém com inúmeros benefícios que, se colocados na “ponta do lápis”, representam uma redução de custos para a empresa.

Dentre os benefícios da hospedagem WordPress gerenciada podemos destacar a performance, segurança e tranquilidade proporcionadas.

O proprietário do site não precisará se preocupar com sua manutenção e poderá manter o foco na sua atividade, no seu negócio.

E você, que hospedagem está utilizando? Está tendo muitas dores de cabeça para fazer a manutenção do seu site?

Entre em contato ou deixe sua opinião nas redes sociais.

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO”

Continue lendo: “Métricas de Marketing Digital: quais são importantes?

Inscreva-se

Artigos gratuitos sobre estratégia, SEO, analytics e WordPress diretamente no seu e-mail.

Sobre o autor

Leia também
Home » WordPress » O que é Hospedagem WordPress Gerenciada?
Menu