Home » WordPress » Entendendo uma hospedagem WordPress

Entendendo uma hospedagem WordPress

WordPress

9 minutos para leitura

Entendendo uma hospedagem WordPress

O WordPress é uma plataforma poderosa e com ela é possível construir praticamente qualquer tipo de site. Entretanto, a estabilidade e performance dependerá muito do provedor de hospedagem que você escolher. Isso significa que você precisa uma boa hospedagem WordPress para o seu site.

Tendo em vista a popularidade do WordPress (38,5% de todos os sites na web) muitos provedores especializaram-se em oferecer servidores otimizados para a plataforma. Isso significa que você não precisa entender todos os detalhes técnicos mas ainda assim pode desfrutar de um site com alto desempenho.

Vamos analisar o que é uma hospedagem WordPress, conhecer os diferentes tipos e ajudá-lo a decidir qual é melhor hospedagem WP para o seu site.

O que é hospedagem WordPress?

Você já deve estar familiarizado com uma hospedagem de sites regular. A hospedagem WordPress funciona de maneira semelhante. A principal diferença entre elas é que a hospedagem para sites em WordPress irá otimizar seu servidor e arquivos associados especificamente para a plataforma.

Hoje em dia é comum você entrar no site de um provedor de hospedagem e se deparar com diversos planos, muitos deles dedicados a sites em WordPress. Outros, como a WP Engine, oferecem hospedagem exclusivamente para sites WordPress.

Escolher a melhor hospedagem para seu site WordPress requer mais algumas informações.

Você precisa de uma hospedagem WordPress para rodar seu site WordPress?

A resposta curta é não. Contudo, uma hospedagem para sites em WordPress oferecerá vantagens que possivelmente você não encontrará numa hospedagem tradicional.

Provedores de hospedagem WordPress são mais familiarizados com a plataforma e suas particularidades. Eles estão acompanhando a evolução do WordPress e muitas vezes colaborando com seu desenvolvimento. Os servidores dos provedores de hospedagem WordPress também são otimizados para a plataforma, garantindo que seu site funcione com a máxima eficiência.

Além disso, eles podem incluir recursos adicionais para WordPress como temas e plugins que o ajudarão a construir e/ou otimizar seu site.

Opções de hospedagem WordPress

Vejamos as quatro opções mais comuns de hospedagem WordPress:

  • Hospedagem gerenciada
  • Hospedagem compartilhada
  • Servidores privados virtuais (VPS)
  • Hospedagem dedicada

Hospedagem gerenciada

Uma hospedagem gerenciada WordPress é um plano onde seu provedor realizará a otimização e manutenção do servidor para você. Você terá menos controle sobre seu servidor mas poderá contar com especialistas que garantirão performance, segurança e estabilidade.

Empresas sem equipe de TI são as que mais ganham com a hospedagem gerenciada pois podem contar com a experiência do provedor para manter o site funcionando adequadamente.

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é quando muitos sites compartilham o mesmo servidor e os mesmos recursos. Este é o tipo mais comum de hospedagem WordPress que você encontrará. A hospedagem compartilhada pode ser de baixo ou alto custo.

Os provedores de hospedagem compartilhada geralmente alojam muitos sites em um único servidor. Não bastasse esse compartilhamento de recursos, há poucos protocolos de segurança entre as contas aumentando os riscos de segurança e contaminação cruzada entre os sites. Isso é ainda mais perigoso quando os ambientes compartilhados são mal configurados.

Há no entanto, provedores de hospedagem compartilhada de alto nível que limitam o número de sites em um servidor e conseguem garantir recursos como largura da banda e estabilidade. Eles também incluem medidas de segurança aprimoradas não disponíveis nos provedores de nível inferior (geralmente os mais baratos).

A hospedagem compartilhada pode ser uma opção para pequenos sites e blogs pessoais mas não é indicada para empresas. Ainda assim, uma hospedagem compartilhada de alto nível pode proporcionar bons recursos a um preço acessível.

Servidor privado virtual (VPS)

Se você busca um meio-termo entre uma hospedagem compartilhada econômica e um servidor dedicado de alto nível, um VPS pode ser ideal pra você. Você ainda compartilhará espaço em um servidor com outros sites, mas o servidor é configurado de forma que os site fiquem basicamente isolados uns dos outros.

Esta configuração proporciona mais segurança e seu site normalmente receberá os recursos contratados e terá um desempenho melhor do que se estivesse numa hospedagem compartilhada.

Uma hospedagem VPS para WordPress é uma boa opção para pequenas empresas, fazendo um bom equilíbrio entre recursos (segurança, performance) e custo.

Hospedagem dedicada

Sites maiores precisam de muito mais recursos de servidor para lidar com altos níveis de tráfego, mais dados e funcionalidades. Este é o tipo de hospedagem que oferece um ou mais servidores exclusivamente para o seu site. Nada de compartilhamento.

A hospedagem dedicada ou servidor dedicado oferece o máximo de recursos mas estes vem acompanhados de um preço mais alto. Além disso, em muitos casos você será responsável pelo gerenciamento total do seu servidor. Por este motivo, somente empresas com orçamento condizente e pessoal qualificado conseguem contratar um servidor dedicado.

Fatores a serem considerados na escolha de um serviço de hospedagem WP

Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher um serviço de hospedagem WordPress. Veja os mais comuns:

Velocidade e desempenho

Ao escolher um provedor de hospedagem WordPress, a primeira coisa (e sem dúvida a mais importante) a ser considerada é a performance. A velocidade do site é crucial tanto para a experiência do usuário quanto para a classificação nas buscas, portanto, qualquer provedor que você escolher deve ser otimizado para a velocidade.

Leia também: “Google Page Experience: UX como fator de ranqueamento

Fique atento ao tipo de armazenamento utilizado, quanta memória é alocada para cada site e quanta largura de banda está disponível para o tráfego. Muitas vezes você pode encontrar estas informações nos detalhes do plano.

Ferramentas para desenvolvedores

Muitos provedores de hospedagem oferecem ferramentas úteis para desenvolvedores para facilitar a construção e administração do seu site. Veja se o provedor oferece ambientes locais integrados, gerenciamento de plugins e atualizações e acesso facilitado à ferramentas de administração.

Segurança

Se você não considera velocidade o fator mais importante, certamente será segurança. Uma hospedagem WordPress deve prezar por aspectos de segurança, firewalls, backups automatizados e monitoramento de vulnerabilidades e plugins maliciosos.

Qual opção de hospedagem WordPress é melhor para você?

A escolha por um ou outro serviço de hospedagem deve refletir seus objetivos, nicho do seu site e claro seu orçamento. Não é muito difícil imaginar qual será a melhor hospedagem WP para você.

Se você é um blogueiro, começando no WordPress e seu site ainda não possui tráfego expressivo, opte por uma hospedagem compartilhada. Conforme seu blog for crescendo considere fazer o upgrade do seu plano de hospedagem.

Pequenas empresas que lidam com informações de usuários (ex. blog, comunidade ou loja virtual) precisam de mais estabilidade e segurança. Um plano de hospedagem VPS normalmente terá dos recursos necessários.

Contudo, se você espera um alto volume de tráfego e precisa lidar com informações dos seus usuários e outras funcionalidades, um servidor dedicado é o caminho. Você pode optar pelo servidor dedicado dispondo de uma equipe interna de TI para fazer toda a gestão do servidor ou pode partir para um servidor dedicado gerenciado.

Um servidor dedicado gerenciado para WordPress é o top de linha que você encontrará em termos de hospedagem WordPress e certamente o que demandará mais investimento. Também será o que irá lhe proporcionar mais tempo para você cuidar do seu negócio.

Qual a melhor hospedagem WordPress gerenciada?

Existem muitas hospedagens WordPress gerenciadas mas apenas algumas que valem ser mencionadas: WP EngineSitegroundFlywheel e Kinsta são algumas das melhores.

Ofereço serviço de hospedagem WordPress gerenciada exclusivamente para clientes atendidos nas minhas consultorias. Para tal, utilizo um servidor dedicado da WP Engine com recursos exclusivos para meus clientes.

Características da minha hospedagem gerenciada:

  • Servidor gerenciado e otimizado para WordPress;
  • CDN (Max CDN) e Cloudflare;
  • Backups diários automatizados;
  • 100% do tempo no ar;
  • Monitoramento de uptime;
  • SSL;
  • Última versão do PHP;
  • Cache (nível de servidor e site);
  • Genesis Framework e temas StudioPress;
  • Atualização do WordPress;
  • Atualização de plugins;
  • Segurança reforçada (nível de servidor e site);
  • Monitoramento diário de performance;
  • Ambiente para desenvolvimento local integrado;
  • Otimização de imagens;
  • Relatórios mensais de manutenção.

Concluindo

Vimos o que é uma hospedagem WordPress e as quatro principais opções disponíveis no mercado:

  • Hospedagem gerenciada (oferece performance, segurança e tranquilidade)
  • Hospedagem compartilhada (menor investimento mas também menos recursos)
  • Servidores privados virtuais (VPS) (um meio-termo, ideal para sites em crescimento)
  • Hospedagem dedicada (demanda maior investimento mas é a que apresenta mais recursos, especialmente se for gerenciada)

Uma hospedagem gerenciada tem um investimento maior que uma hospedagem regular porém com inúmeros benefícios que, se colocados na “ponta do lápis”, representam redução de custos para a empresa.

E você, que hospedagem está usando? Está tendo muitas dores de cabeça para fazer a manutenção do seu site? Ele está oferecendo boa experiência para o usuário e ranqueando nas buscas?

Continue lendo: “O guia definitivo para WordPress SEO

Sobre o autor

Dicas gratuitas para otimizar o seu site!
  • Receba semanalmente dicas sobre SEO, analytics e WordPress.
  • Estratégias digitais e insights para melhorar suas conversões.
Cardápio