Home » Search Engine Optimization » 10 ferramentas de SEO que todo site deveria usar

10 ferramentas de SEO que todo site deveria usar

Ferramentas de SEO

Mesmo não sendo um aficionado “piloto” de ferramentas de SEO, confesso que é impossível viver sem algumas. Nos primórdios da otimização para os mecanismos de busca contávamos com poucos recursos, o uso de planilhas era o carro chefe da nossa “inteligência”. Ainda bem que isso mudou e hoje dispomos de uma infinidade de ferramentas e linguagens (ex. Python, R) que chegaram forte para auxiliar quem deseja otimizar seu site para as buscas.

Mostrarei a seguir 10 ferramentas de SEO que uso para praticamente todos os meus clientes e que você também pode (e deve) usar no seu site para otimizá-lo. Trata-se de uma lista com preferências pessoais. Existem outras excelentes ferramentas gratuitas, mais caras e também mais baratas. Cada equipe deve escolher as ferramentas com as quais se sinta mais à vontade e possa obter melhores resultados.

O que são ferramentas de SEO?

As ferramentas de SEO fornecem os recursos necessários para que você possa acompanhar a performance do seu site nas buscas, de forma mais ágil.

Elas ajudam a descobrir oportunidades e identificar pontos fracos ou problemas que podem impedir que seu site ranqueie bem nas SERPs.

As ferramentas de SEO podem ajudá-lo, entre outras coisas, com:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Estrutura do site;
  • Construção de links;
  • SEO local;
  • Performance do site;
  • Analytics;
  • SEO de conteúdo;
  • Verificação de posicionamento.

É importante destacar que ferramentas não fazem o serviço sozinhas. Quer dizer, algumas até fazem, mas é preciso saber como usá-las para obter o máximo de resultado.

Leia também: “6 objeções à SEO e como lidar com elas

Algumas ferramentas são bem específicas, focadas em solucionar um único problema enquanto outras são mais compreensivas, auxiliando em diversas áreas.

Você precisa de ferramentas de SEO?

Independente do tamanho do projeto de SEO é fundamental usar algumas ferramentas.

Sem as ferramentas certas você não será capaz de:

  • Monitorar o tráfego das suas páginas;
  • Identificar erros de HTML que podem estar prejudicando seu posicionamento;
  • Ver quem está linkando para suas páginas;
  • Saber quais termos são mais utilizados nas buscas;
  • Entender como seus concorrentes estão atuando, etc.

Posso fazer SEO somente com ferramentas gratuitas?

Pode!

Contudo, dependendo do tamanho do seu projeto, pode se tornar muito difícil conseguir bons resultados somente com ferramentas gratuitas. Você consegue participar de uma corrida de Fórmula 1 com um carro popular, mas não espere um bom resultado.

Eu poderia fazer uma lista com centenas de ferramentas gratuitas mas prefiro indicar as minhas “10 mais”, as que considero essenciais para um projeto de SEO. (Se tiver interesse o Search Engine Journal fez uma lista com 109 ferramentas gratuidas de SEO).

Top 10 ferramentas de SEO

Google Analytics

Ferramenta Google Analytics
Google Analytics

Quando se trata de analisar o tráfego de um site possivelmente o Google Analytics é a melhor ferramenta para o trabalho. É possível instalar o GA no seu site, app e até em ferramentas externas conectadas como o ponto de venda de um estabelecimento comercial, por exemplo.

Trata-se de uma ferramenta que já tem 15 anos mas o Google vem atualizando suas funcionalidades. Recentemente as propriedades App + Web trouxeram uma nova modelagem de dados e excelentes recursos.

Leia também: “Propriedades App + Web do Google Analytics: 8 coisas que você precisa saber

Sua versão gratuita é suficiente para a maioria dos sites. Sites maiores podem contratar a versão premium e ter mais funcionalidades e limites estendidos.

Google Tag Manager

Ferramenta Google Tag Manager
Google Tag Manager

O Google Tag Manager permite que você faça o gerenciamento de tags implementadas sem que seja necessário editar o código do site a cada mudança.

Com ela, é possível implementar o Google Analytics, Google Optimize, configurar eventos que se deseja monitorar e implementar scripts de outras ferramentas.

Com o GTM é possível, de maneira mais fácil, enviar dados adicionais ao GA mediante uso de dimensões customizadas que podem ser configuradas para extrair dados do site, a partir de datalayers, por exemplo.

É uma ferramenta gratuita.

Leia também: “Como instalar o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Google Search Console

Ferramenta Google Search Console
Google Search Console

Talvez uma das principais se não a principal ferramenta para SEO.

Com o Google Search Console é possível saber como seu site e suas páginas se comportaram nas buscas em determinado período. Impressões, cliques, CTR e posicionamento são mostrados para o termo pesquisado e página acionada.

O GSC ainda oferece recursos para analisar a saúde do seu site, saber quando e como suas páginas estão sendo rastreadas pelo buscador, se suas páginas AMP estão em dia e muito mais.

Apesar de todas essas funcionalidade é uma ferramenta totalmente gratuita.

Ferramenta Google Trends
Google Trends

Com o Google Trends você pode pesquisar o interesse por determinado assunto desde 2004 até uma hora atrás. Ordenar por categoria, país e tipo de busca são algumas funcionalidades.

Especialmente útil para compreender como as pessoas buscam por algum produto ou solução. É possível comparar termos e analisar por região.

Também é uma ferramenta gratuita do Google.

Google Data Studio

Ferramenta Google Data Studio
Dashboard no Google Data Studio usando dados do Google Analytics

O Google Data Studio é uma poderosa ferramenta para visualização de dados. Com ela é possível adicionar várias fontes de dados como Google Analytics e Google Search Console e gerar relatórios e dashboards.

Embora existam muitas ferramentas para visualização de dados disponíveis (Tableau, Power BI, etc) o Data Studio oferece excelentes recursos e pode ser usado por todo mundo. Por não ser uma solução plug and play pode assustar os usuários menos familiarizados mas com um pouquinho de prática é possível extrair bons insights com esta ferramenta.

Outra ferramenta gratuita porém, para conectar com alguns produtos, é possível que você tenha de assinar outros serviços. Sugiro dar uma olhada nos conectores da Supermetrics.

Screaming Frog

Ferramenta Screaming Frog
Screaming Frog

Uma excepcional ferramenta para SEO on-page. Com a Screaming Frog você rastreia seu site e pode detectar erros que comprometem a performance.

Descubra erros de cabeçalho HTTP, problemas de renderização JavaScript, excesso de HTML, erros de rastreamento, conteúdo duplicado, e muito mais com o Screaming Frog.

A versão gratuita pode rastrear até 500 URLs então não é suficiente para a maioria dos sites. A versão premium é poderosa e conta com inúmeros recursos.

Leia também: “10 Itens importantes para SEO on-page

GTmetrix

Ferramenta GTmetrix
GTmetrix

Use o GTmetrix para ver com que rapidez seu site carrega. Descubra pontos que podem estar prejudicando o carregamento e veja dicas para otimizar a velocidade do site.

Na mesma linha do GTmetrix você também pode usar o WebpageTest para realiza testes de velocidade do site a partir de diferentes locais usando diferentes navegadores.

Ambas são gratuitas.

SEMrush

Ferramenta SEMrush
SEMrush

SEMrush é o canivete suíço das ferramentas de marketing digital.

Com ela você pode realizar pesquisas de palavras-chave, monitorar backlinks, fazer auditorias técnicas no site, etc. Também é possível monitorar os concorrentes e descobrir termos e páginas em que os mesmos estão bem ranqueados.

Devido ao elevado volume de funcionalidades era difícil de se esperar que fosse gratuita. Apesar de não ser a ferramenta mais barata do mercado o investimento em qualquer um dos planos é um excelente negócio.

PageSpeed Insights / web.dev / Lighthouse

Ferramenta web.dev
web.dev

Descubra a velocidade de carregamento da página de seu site e como melhorá-la com o Google PageSpeed Insights, web.dev ou o Lighthouse.

Cito as três ferramentas como uma só pois possuem basicamente a mesma funcionalidade e são construídas sobre o Lighthouse.

Elas oferecem uma visão bem completa do carregamento das suas páginas e disponibiliza boas sugestões de melhoria e documentação para correção de pontos falhos. Ainda, oferece uma visão clara da performance do Core Web Vitals, fator de ranqueamento já anunciado pelo Google para 2021.

Leia também: “Google Page Experience: UX como fator de ranqueamento

Yoast SEO (para WordPress)

Plugin de SEO da Yoast
Yoast

Minha última sugestão são os plugins de SEO da Yoast, para sites em WordPress. Embora sejam destinados a sites em WP, é possível aprender tanto com eles que qualquer desenvolvedor deveria tê-los como referência.

Os plugins de SEO da Yoast oferecem todos os recursos necessários para você produzir conteúdos com alta qualidade, fazer uma boa linkagem, estruturar adequadamente seu site e muito mais.

A versão gratuita do plugin de SEO já traz bons recursos mas a versão premium é ainda melhor. Com a assinatura recorrente você conta com plugins adicionais para SEO local, SEO de vídeo, etc.

Concluindo

Trabalhar com SEO nunca foi tão fácil com tantas ferramentas como temos atualmente. Muitas ferramentas são gratuitas mas sem duvida as ferramentas premium que mencionei acima valem o investimento.

Cabe ressaltar que ferramenta sozinha não faz milagre. É preciso um bom analista para extrair o máximo de cada ferramenta. Este, com as ferramentas certas, consegue prover insights valiosos para o negócio.

10 ferramentas de SEO para todos os projetos:

  • Google Analytics;
  • Google Tag Manager;
  • Google Search Console;
  • Google Trends;
  • Google Data Studio;
  • Screaming Frog;
  • GTmetrix / WebpageTest;
  • SEMrush;
  • PageSpeed Insights / web.dev / LightHouse;
  • Yoast SEO (para sites em WordPress).

Escolha as ferramentas certas e faça um bom projeto de SEO!

Sobre o autor

Dicas gratuitas para otimizar o seu site!
  • Receba semanalmente dicas sobre SEO, analytics e WordPress.
  • Estratégias digitais e insights para melhorar suas conversões.
Cardápio